Congresso comemora o Dia Nacional da Cultura

Em sessão solene, o Congresso Nacional comemorou nesta quinta-feira (05/11/2009) o Dia Nacional da Cultura, que coincide com o nascimento do escritor, político, jurista e diplomata Rui Barbosa, ocorrido no dia 5 de novembro de 1849 em Salvador. No Senado, a sessão solene foi proposta pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT).

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) lamentou que a riqueza de um país não seja medida pelo número de cinemas, teatros, salas de exposições e outras atividades culturais, mas sim pela quantidade de fábricas que possui.

Por isso, defendeu a realização, pelo Congresso Nacional, de uma vigília, que contaria com a participação de artistas, com o objetivo de despertar a população sobre a importância da cultura no cotidiano do cidadão e do desenvolvimento sustentável do país.

– Um povo sem cultura é um povo sem alma, que se afoga na produção material de sua economia – resumiu Cristovam Buarque.

O senador Mão Santa (PSC-PI) cobrou do governo uma divisão mais equânime dos recursos federais para as várias atividades culturais. Ele lamentou ainda que 90% das cidades brasileiras não possuem uma livraria.

A homenagem contou com a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira, que lamentou a existência no país de um apartheid cultural. Como exemplo, informou que menos de 10% da população brasileira têm acesso a museus e que 17% dela compram livros.

O ministro também criticou a concentração de salas de cinema em shopping centers. Para ele, é ali “que é vendida a pipoca mais cara do mundo”. Por isso, anunciou a disposição de lutar pelo ressurgimento de uma nova indústria de exibição cinematográfica destinada a atender a grande maioria da população, especialmente a mais pobre.

Também participaram da sessão solene o ator Sérgio Mambert, presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), e a cantora Sandra de Sá, que representou a classe artística.

*Com informações da Agência Senado

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141316 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário