Bahia sedia seminário do Mercosul sobre segurança cidadã

 Representantes de países que integram o Mercosul estão reunidos no 2º Seminário de Boas Práticas em Segurança Cidadã, que está sendo realizado no Hotel Tropical da Bahia até esta sexta-feira (27/11/2009). Durante o evento, os participantes trocam experiências bem sucedidas em segurança pública e devem criar diretrizes comuns e proporcionar maior cooperação no enfrentamento da violência nos países da América Latina.

Segundo a coordenadora-geral das ações de prevenção da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Cristina Villanova, a Bahia foi escolhida para sediar o evento por ser um estado que vem se destacando no setor. “É um estado que está em constante desenvolvimento, principalmente no que diz respeito ao enfrentamento da violência contra a mulher. Já foram criadas diversas delegacias voltadas para este público”, afirmou.

Além de policiais e lideranças comunitárias de todas as regiões do Brasil, estão presentes profissionais e gestores da área de segurança pública da Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Peru, Equador, Bolívia e Chile. Todos estão conhecendo projetos de preventivos e educativos no setor brasileiro.
Quatro projetos foram selecionados, Mediação de conflitos da polícia Civil de Minas Gerais, Pelotão 193, do corpo de bombeiros, também de Minas Gerais, onde, por meio de peças teatrais, ensinam como evitar acidentes com fogo e álcool, Picasso não era pichador, do Distrito Federal, que ensina a jovens pichadores a arte do grafite, e também o da Polícia Rodoviária Federal, que ensina como evitar acidentes de trânsito.

Prevenção

De acordo com o coronel Cláudio Brandão a realização do evento na Bahia é fundamental para que o setor baiano se desenvolva cada vez mais e estão sendo ouvidas as experiências de cada país. “Segurança é um problema no mundo inteiro e se nós nos unimos para trocar experiências sobre o assunto, temos condições de adotar medidas preventivas que, com certeza, darão muito mais efeito que a ostensivas”, disse.

Para o representante da Argentina, Angel Mungai, o projeto que mais chamou atenção foi o de Minas Gerais, realizado pelo corpo de bombeiros. “Achei fantástico. Esses acidentes domésticos são muito comuns, e ensinar para crianças, por meio de uma oficina de teatro, é ótimo. Esse seminário nos possibilita abrir o leque de informação e melhorar o setor em cada País”, concluiu.

A iniciativa da realização do seminário é do Ministério da Justiça e faz parte da agenda comum criada pelo Grupo de Trabalho Especializado (GTE) em Segurança Cidadã do Mercosul.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]