Artesanato é tema de Oficina de Comércio Exterior

Enfatizar a importância econômica, social e cultural do artesanato, capacitando os artesãos baianos para o mercado internacional, é o que pretende o PromoBahia-Centro Internacional de Negócios, vinculado à Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado (Sicm), ao realizar, terça e quarta-feira (24 e 25/11/2009), no Instituto Mauá (Pelourinho), a Oficina de Comércio Exterior de Artesanato.

Os artesãos vão participar de reuniões com despachantes aduaneiros, peritos em seguro internacional, especialistas em logística, mecanismos de financiamento e fomento às exportações, transporte internacional, estratégias de análise e prospecção de mercado e promoção comercial.

De acordo com o presidente do PromoBahia, Jacques Santiago, a exposição das empresas, sobretudo as pequenas e médias, à concorrência internacional, impõe padrões de competitividade que as obriga a apresentar um desempenho cada vez melhor.  “Por isso, a capacitação empresarial na formação de perfil profissional, adequado às exigências do mercado global, é essencial para impulsionar e dar sustentação ao desenvolvimento de uma nova cultura empresarial empreendedora, capaz de efetivar vendas externas em ambiente altamente seletivo e competitivo”, explica Santiago.

Entre os produtos vendidos para o exterior estão bolsas de matérias têxteis, artefatos de madeira para mesa ou cozinha, estatuetas e outros objetos de madeira, esteiras, capachos e divisórias de matérias vegetais, obras de cestaria, redes confeccionadas de matérias têxteis sintéticas/artificiais, vestuários de algodão, cobertores e mantas de algodão, roupas de cama e mesa, chapéus e outros artefatos de malha confeccionados com rendas, chapéus e outros artefatos entrançados de palha fina, estatuetas e objetos ornamentais de cerâmica, porcelana e metais e bijuterias de metais.

Os países que mais compram o artesanato da Bahia são Estados Unidos, Japão, Espanha, Portugal, Itália, Reino Unido, Bélgica, Argentina, Chile, Angola, El Salvador, México, Paraguai, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Nigéria, Venezuela e Suiça.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]