Arquiteto brasileiro, Ruy Ohtaque, realiza palestra em Nova Iorque

Ruy Ohtaque veio difundir a arquitetura brasileira nos Estados Unidos

O renomado arquiteto brasileiro Ruy Ohtaque, 71, esteve em Nova Iorque falando sobre o trabalho dele. Ele proferiu uma palestra na quinta-feira (5), às 6pm, no Instituto Americano de Arquitetos (AIA, em inglês), e realizou um workshop a convite da Universidade de Columbia, no dia 9 de novembro.

O trabalho de Ohtaque é reconhecido no Brasil e no exterior. O conjunto da obra do arquiteto tem servido de objeto de estudo e análise para estudantes de graduação e pós-graduação brasileiros e europeus.

Por telefone ao Comunidade News, Ohtaque disse que gosta muito de todos os projetos dele. Segundo ele, o que varia é a receptividade. “A minha linha de arquitetura é desenvolver a arquitetura brasileira contemporânea”, disse ele, complementando que a nossa cultura é muito importante. “Tem uma concepção regional mas com expressão internacional”. Ohtaque procura colocar esta característica em todos os projetos.

Segundo o arquiteto, é o interesse pela arquitetura brasileira que gerou os convites para vir aos Estados Unidos. Ele também destacou os projetos dele para as comunidades carentes. “Acho que a atuação do arquiteto tem que abranger o espaço da cidade e da comunidade. Fazer com que as comunidades periféricas ganhem a cidadania que merecem, que todos reconheçam a sua dignidade”.

Arquitetura socialmente responsável

O projeto de Ohtaque em Heliópolis, maior favela da capital paulista, ilustra bem a afirmação. Casinhas de alvenaria, localizadas bem no centro das vielas, foram pintadas pelo arquiteto, com a ajuda da comunidade. “Procuro fazer com que o projeto não seja uma boa ação. Sou a favor, e luto por isso, que nossas responsabilidades sejam divididas. Assim, a comunidade também se sente dona do projeto, daquilo que vai ser construído”.

Filho da artista plástica Tomie Ohtaque e do falecido agrônomo Alberto Ohtaque, Ruy se formou em 1960 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, onde reside e trabalha. Entre os trabalhos de grande destaque estão a Embaixada do Brasil em Tóquio e o Hotel Unique, um dos mais luxuosos da capital paulista.

Ruy, que é nissei (filho de japoneses), disse que tem muito orgulho do Brasil e de que tudo o que é produzido no país, em termos de música, teatro e pintura. “E principalmente na nossa arquitetura. Sou um grande defensor, e faço questão de que a nossa cultura seja cada vez mais difundida, não só dentro do nosso país, mas também no exterior”.

No próximo dia 26, Ohtaque lança o quarto livro. “Arquitetura de Ruy Ohtaque” traz o melhor do trabalho do renomado brasileiro. Mais de uma vez, o gigante The New York Times falou sobre a obra do arquiteto.
O belo trabalho de Ruy Ohtaque pode ser conhecido através do website oficial www.ruyohtake.com.br.

*Com informações da Comunidade News

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]