Alagoinhas sedia oficina de hepatites virais

Com participação de cerca de 40 profissionais dos municípios da 3ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), será realizado de quarta (11/11/2009) a sexta-feira (13) no Hotel Kaza Grande, em Alagoinhas, o curso de capacitação em Vigilância Epidemiológica das Hepatites Virais. O evento terá a participação das técnicas Maria Helena Macedo, do Programa Estadual de Hepatites Virais, Zilma Rios, do Grupo de Trabalho de Hepatites da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), e da médica Fátima Vidal, coordenadora regional de hepatites virais da 3ª Dires.

O diretor da 3ª Dires, Gustavo Guerra, ressalta a importância da capacitação, lembrando a necessidade de as equipes da Atenção Básica dos municípios identificarem, notificarem e referenciarem corretamente os casos de hepatites virais, visando diagnosticar precocemente e minimizar sofrimentos e custos com o tratamento dos pacientes.

Guerra lembra também o esforço do Estado em consolidar os laboratórios regionais de saúde pública, organizados em sub-redes, por agravos ou programas – meningites, hepatites, HIV, dengue, febre amarela, malária, esquistossomose e exantemáticas -, que, em convênio com os municípios, permitirá desafogar o Laboratório Central do Estado (Lacen) e agilizar os resultados destes exames nas regionais.

O curso terá discussão e estudo de casos em grupos, visando consolidar as referencias em hepatites virais, além de capacitar os participantes para transmitir estes ensinamentos para as equipes de assistência à saúde nos municípios da regional.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]