Advogado de Battisti acha que Lula não autorizará extradição

 Brasília – O advogado do escritor e ex-ativista político Cesare Battisti, Luís Roberto Barroso, disse não acreditar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregue seu cliente ao governo da Itália. Para ele, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de deixar a cargo do presidente o destino de Battisti foi acertada por causa do caráter político que envolve o caso.

O STF julgou procedente o pedido de extradição do ex-ativista, apresentado pelo governo da Itália, mas entendeu que cabe ao presidente da República autorizar ou não o retorno dele ao país.

De acordo com Barroso, o governo italiano pode querer exibir o ex-ativista como troféu político. O advogado citou as declarações do ministro de Defesa da Itália, Ignazio La Russa , de que estava ansioso para torturar Battisti.

Já o advogado Nabor Bulhões, que defendeu o governo italiano no processo, destacou que o presidente Lula estará desrespeitando o tratado bilateral entre o Brasil e a Itália, caso não cumpra a decisão do STF. “Não acredito que o presidente da República deixe de cumprir um tratado que foi aprovado pelo Congresso Nacional e promulgado.”

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]