Desemprego na América Latina deve ficar em 8,5% em 2009

Taxa fica abaixo da prevista anteriormente, mas representa aumento de um ponto percentual em relação à atingida em 2008.

 A taxa de desemprego urbano na América Latina e Caribe chegou a 8,5% no segundo trimestre de 2009 e o nível deve ser mantido até o fim deste ano.

A informação está no relatório divulgado, nesta quinta-feira, pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe, Cepal, e pela Organização Internacional do Trabalho, OIT.

Previsão Anterior

De acordo com o relatório, a taxa de desemprego sofrerá elevação em 9 países da região, incluindo o Brasil.

A projeção indica que mais 2,5 milhões de trabalhadores farão parte do universo de desempregados na América Latina e Caribe.

A estimativa representa aumento de um ponto percentual em relação à taxa de 2008, quando a crise econômica mundial não tinha impactado tão intesamente o mercado de trabalho da região.

A taxa para 2009, no entanto, está abaixo da prevista anteriormente pelas agências da ONU, que trabalhavam com a expectativa de 8,7%.

Recuperação

As agências reconhecem sinais de recuperação da crise econômica na América Latina e Caribe de forma geral, mas advertem que o problema do desemprego não será resolvido de imediato.

O boletim da Cepal e da OIT chama à atenção, ainda, para a situação dos jovens, que têm sido os mais afetados pelo desemprego no atual contexto de crise econômica.

*Com informações da Rádio ONU em Nova York.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141303 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário