Confira a coluna de Antônio Larangeira de 25 de outubro de 2009

Almirante é o novo feirense

Numa concorrida noite da ultima sexta feira,  em que a Câmara Municipal de Feira de Santana esteve superlotada, aconteceu a solenidade  em sessão especial presidida pelo vereador Antônio Carlos Passos Ataide, de outorga do titulo de Cidadão Feirense ao  almirante Arnon Lima Barbosa, Comandante do Segundo Distrito Naval. Fizeram parte da mesa o prefeito Tarcizio Pimenta e Sra, o coronel de Exercito Arlington Barbosa, deputado federal Colbert Martins e o secretário de Segurança Pública da Bahia Cesar Nunes.  Na oportunidade a primeira dama da cidade Maria das Graças Pimenta entregou uma corbeille  à senhora Ana Maria Barbosa, esposa do  homenageado.  Presente esteve o mais representativo  entre as autoridades militares, civis e muita gente da sociedade feirense.  Seguiu-se um coquetel  dos mais expressivos e elogiados pelos presentes.

Infração sem cartel

 “Do ponto de vista estritamente econômico há indícios de infração contra ordem econômica na cidade”. A frase foi dita pelo coordenador e chefe da unidade fiscalização nordeste da Agência Nacional de Petróleo, Francisco Nelson Castro Neves, durante audiência pública realizada nesta sexta-feira (23), na Câmara Municipal de Feira de Santana, para debater as informações já levantadas pela CPI dos Combustíveis. O coordenador regional da ANP baseou seu pronunciamento em um relatório emitido pela agência, chamado de Nota Técnica, que analisa os preços dos combustíveis comercializados na cidade. Ele explicou que a repentina elevação do valor da gasolina nos meses de fevereiro e de maio, com um aumento de 11%, e do álcool que teve um aumento de 20%, quase no mesmo período, levou a semelhança nos preços aplicados e ao aumento na margem de comercialização.  “Este não é um dado normal, são dois momentos anormais, por isto, este relatório foi enviado ao Conselho Administrativo de Defesa Economica (CADE) e a Secretaria de Direito Econômico, para eles analisarem e investigarem”, disse. Apesar das informações que apresentou, Castro Neves fez questão de deixar claro que não se pode afirmar que existe cartel de combustível em Feira de Santana. “Esta anormalidade pode ter alguma explicação, estar relacionada com o momento em que ocorreu, por isto é preciso investigar”, frisou. A Audiência pública – que foi conduzida pelo presidente da CPI dos Combustíveis, vereador Ângelo Almeida (PT) – contou ainda com a participação do diretor executivo do SINDECombustíveis, Marcelo Sampaio e dos vereadores Getulio Barbosa (PP), Marialvo Barreto (PT), Antônio Carlos Passos Ataíde (DEM), Sebastião “Bastinho” (PRTB), Ailton Mô (PSDB) e o relator da CPI, Frei Cal (PMDB).

Pós graduação na Uefs

A Universidade Estadual de Feira de Santana oferece vagas para cinco programas de pós-graduação, que estão abertas as inscrições para os mestrados em História (até 26 de outubro), Saúde Coletiva (3 de novembro), Botânica (12 de novembro),  Biotecnologia (13 de novembro) e Zoologia (até 30 de novembro). O programa de Biotecnologia também oferece vagas para doutorado. Estão abertas as inscrições para os mestrados em História (até 26 de outubro), Saúde Coletiva (3 de novembro), Botânica (12 de novembro),  Biotecnologia (13 de novembro) e Zoologia (até 30 de novembro). O programa de Biotecnologia também oferece vagas para doutorado.

PMDB com novo presidente

O economista Evaldo Gomes Martins  é o novo presidente do PMDB de Feira de Santana. Sua eleição aconteceu domingo ultimo, logo após os filiados votarem  na chapa única para o Diretório Municipal, substituindo a Comissão Provisória que há três anos dirigia o partido nesta cidade, por delegação do comando regional. O seu irmão deputado federal Colbert Martins foi o coordenador geral do evento.

Para Cesar Cão

Com um almoço festivo sábado em sua casa campestre em volta do Lago de Pedra do Cavalo, foi comemorado o aniversário do radiologista Cesar Oliveira, o carinhosamente chamado por todos de Cesar Cão. Não precisa dizer que o mesmo estava rodeado de inúmeros de seus amigos e amigas, além de familiares. Antecederam circuladas da melhor cervejota e escocês legitimo e honesto com deliciosos abarás e acarajés, enquanto se ouviam grupo musicais liderados por Betinho Macedo, Xanghai, Naron Vasconcelos e muitos outros. Às quinze horas foi servido o almoço em que  o cardápio foi a culinária baiana com caruru, vatapá e xin xin de galinha. Não precisa dizer que o aniversariante foi perfeito anfitrião com toda a sua lhaneza. Entre os presentes Ana Maria e Almirante Arnon Lima Barbosa e Ana Lucia e João Monteiro Queiroz, além de figuras expressivas da sociedade feirense e entre estas  Sonia e Naron Vasconcelos, Lindaci e Alberto Moura Pinheiro e muita gente amiga.

Esta coluna é publicada diariamente nos sites da TRIBUNA DA BAHIA, no www.jornalgrandebahia.com.br, e www.noticiasdabahia.com.br

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]