Encontro de Itabuna mostra a força do PMDB na região cacaueira

Encontro de Itabuna mostra a força do PMDB na região cacaueira.
Encontro de Itabuna mostra a força do PMDB na região cacaueira.

Foi realizado no domingo (30/09/2009), em Itabuna, o 12º Encontro Regional do PMDB da Bahia, que reuniu lideranças não apenas do sul do estado, como de várias outras regiões – tendência que vem sendo registrada a cada encontro do partido. “A presença de militantes e prefeitos de outras regiões, desejosos de participarem desse movimento de candidatura própria do partido, é muito positiva e importante. Essas lideranças, ao retornarem a seus municípios, levam a mensagem de que o PMDB está forte em toda a Bahia e é por isso que a pré-candidatura do ministro Geddel cresce com vigor em todo o estado”, avalia Lúcio Vieira Lima, presidente do PMDB da Bahia.

Esse evento apresentou um diferencial: a participação de representantes de entidades da sociedade civil organizada, como a Associação de Produtores de Cacau de Itabuna, o Sindicato Rural de Ilhéus, o Sindicato dos Radialistas de Itabuna, o Sindicato dos Padeiros de Ilhéus, o Sindicato dos Rodoviários de Ilhéus, a Sociedade dos Engenheiros Agrônomos do Cacau – CEAC, o Sindicato dos Professores da UESC, a Associação Comercial de Itabuna e a União Geral dos Trabalhadores – UGT. Para Lúcio, essa é uma demonstração de que os encontros estão atingindo um de seus mais fortes objetivos, que é a participação direta da sociedade, dando legitimidade às propostas que saírem desse fórum.

“Em Itabuna e na região, o desejo do povo por mudança é visível e Geddel é visto como uma esperança, por causa do seu trabalho, caracterizado por sua agilidade em tirar obras do papel e realizá-las com eficácia”, afirma Domingos Santana, coordenador do evento.

GEDDEL – O ministro Geddel Vieira Lima desembarcou no aeroporto de Ilhéus às 10h acompanhado dos deputados estaduais Arthur Maia, Luciano Simões, Ferreira Otomar e Virgínia Hage, do deputado federal Leur Lomanto, onde uma multidão já aguardava a comitiva para seguirem em direção à quadra de esportes do colégio Sistema em Itabuna, onde ocorria o evento.

Durante os discursos, diversos oradores, em sua maioria prefeitos, não economizaram críticas ao atual Governo do Estado, principalmente na área da segurança pública, onde o governo transfere para os municípios a responsabilidade de compra e abastecimento de viaturas, alimentação de policiais e em alguns casos até mesmo aluguel ou construção de delegacias. Na área de educação, além da falta de professores nas escolas estaduais, os municípios são obrigados a arcar com os custos do transporte escolar do ensino médio que é uma responsabilidade do estado. A saúde foi outro ponto muito criticado, em função da falta de médicos, remédios e ambulâncias para atender a população.

Às 14h, ocorreu o pronunciamento do ministro Geddel Vieira Lima. Muito emocionado Geddel, falou para um público de mil e quinhentas pessoas que aguardava com expectativa. “Sei que podemos fazer mais, melhor, diferente. Se vocês estiverem ao meu lado iremos avançar e faremos, a partir de 2011, um governo diferente de todos. Eles não vão nos curvar, seguiremos em frente e vamos trilhar os caminhos necessários para vencer”, disse. Ainda parafraseou o poeta dizendo: “Tenho a certeza de estarmos aqui discutindo o futuro. Essa força estranha que me move, que me leva, é a esperança, a fé, que me impulsiona a querer trabalhar, trabalhar, trabalhar”, finalizou.

PROGRAMA – Os Encontros Regionais PMDB 2010, que se iniciaram em março, têm um caráter importante na construção do programa de governo do partido, uma vez que representam o momento no qual a população e as lideranças dos municípios são ouvidas sobre as necessidades locais. “Com as informações colhidas dos próprios moradores e lideranças, o partido vai elaborar um projeto de desenvolvimento que atenda às reais necessidades do povo baiano”, declarou o presidente do PMDB baiano Lúcio Vieira Lima.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141295 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário