Relatores da ONU condenam golpe de Estado em Honduras

Num comunicado, quatro relatores do Conselho de Direitos Humanos manifestaram preocupação pela quebra da ordem constitucional no país; eles também pediram o restabelecimento do estado de direito em Honduras.

Quatro relatores independentes da ONU condenaram a quebra da ordem constitucional em Honduras e também alertaram sobre detenções, ameaças e desrespeito aos direitos humanos no país da América Central.

Segundo o especialista para o direito à liberdade de imprensa, Frank La Rue, a atual autoridade hondurenha suspendeu as transmissões de algumas emissoras de TV e fechou veículos de comunicação, impedindo que as pessoas tenham informações sobre a crise no país.

Liberdade

A presidente do grupo de trabalho sobre detenções arbitrárias do Conselho de Direitos Humanos, Manuela Carmena Castrillo, disse que as autoridades hondurenhas devem respeitar o direito de liberdade individual e de participação em manifestações de maneira pacífica.

Ela também destacou a prisão de membros do governo do presidente Manuel Zelaya Rosales.

A relatora especial sobre a situação dos defensores de direitos humanos, Margaret Sekaggya, lembrou a intimidação sofrida por ativistas dos direitos humanos em Honduras. Ela disse que cada governo tem a responsabilidade de garantir a segurança da população contra represálias, atos de violência ou discriminação.

Estado de Direito

O relator da ONU sobre independência de juízes e advogados, Leandro Despuy, pediu às autoridades hondurenhas que restabeleçam o estado de direito, garantam o livre exercício do judiciário e evitem deteriorar a situação dos direitos humanos no país.

Segundo agências de notícias, o presidente Zelaya Rosales planeja retornar à Honduras durante o final de semana, acompanhado por líderes de países da América Central.

 *Com informação da Rádio ONU.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141146 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário