Governo da Bahia leva água para Brotas de Macaúbas, cenário do cerco à guerrilha de Lamarca | Por Oldack Miranda

 Nesta sexta-feira (31/07/2009) o governador Jaques Wagner desembarca em Brotas de Macaúbas, a 550 kms de Salvador. Ele vai inaugurar poços artesianos e sistema simplificados de abastecimento de água em quatro distritos rurais. Também vai autorizar obras semelhantes para outros oito distritos e a repavimentação da Rodovia BA-156, que liga Brotas de Macaúbas e Ipupiara à BR-242 (Bahia-Brasília), beneficiando inclusive Oliveira dos Brejinhos.

Recebi um honroso convite do prefeito de Brotas de Macaúbas, Litercílio Nunes de Oliveira Júnior. De vez em quando meu nome é lembrado por causa do livro de reportagem “Lamarca, O Capitão da Guerrilha”, que escrevi em parceria com o hoje deputado federal Emiliano José (PT-BA). Ele me convida para a recepção ao governador Jaques Wagner.

Em 1980, visitei Brotas de Macaúbas, percorri a trilha do heróico capitão Carlos Lamarca, assassinado pelas tropas militares, juntamente com Zequinha Barreto. O livro foi lançado em 1981 e está na 17ª edição, tendo gerado o filme “Lamarca” em 1994. Desde então meu nome se ligou a Brotas de Macaúbas. Em 1971, no bucólico vilarejo Buriti Cristalino, as tropas aterrorizaram a população, prenderam, torturaram e mataram Otoniel Barreto e Luis Santa Bárbara. Em Pintada, localidade rural da vizinha Ipupiara, o cerco acabou no fuzilamento do capitão Lamarca e de Zequinha Barreto, filho da terra.

A guerrilha passou à História. Agora, o Governo Democrático de Jaques Wagner (PT) inaugura cisternas. Cerca de mil pessoas que vivem nas localidades rurais chamadas Papagaio, Barro Vermelho, Cristalândia, São Francisco e Vista Alegre passam a ter água potável, um investimento de R$ 265 mil. Também em Buriti Cristalino, onde naqueles tempos de chumbo o Exército “sujo de sangue” Brasileiro levou o terror, o governo da Bahia agora leva água potável.

Encontram-se em andamento as obras de implantação de abastecimento de água em Olhos D´Água da Pedra e Buriti Cristalino. Outras localidades serão beneficiadas como baraúna, Morro da Fumaça, Alagados e Novo Horizonte. Os sistemas de abastecimento de Santana do Ouro, Santo André e Tamburil serão ampliados.

Em Olhos D´Água da Pedra será instalado um dessalinizador para tratamento de água. É que os poços dão em água salobra. O equipamento transforma a água salgada em água potável. O governo Wagner vem investindo em tecnologias alternativas para algumas localidades que têm os piores indicadores sócio-econômicos. Somente no município de Brotas de Macaúbas o governo está perfurando 11 poços tubulares profundos. Estas ações fazem parte do programa ÁGUA PARA TODOS.

*Por Oldack de Miranda é jornalista, escritor (foi co-autor do livro biográfico Lamarca, Capitão da Guerrilha), é Assessor de Comunicação e Ouvidor Especializado do DESENBAHIA – Agência de Fomento do Estado da Bahia S.A.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]