Caravana promove curso de informática para técnicos das unidades escolares

Demora em ligar e desligar o computador, instalação de impressora e falta de organização dos arquivos. Pequenos problemas funcionais, que atrapalhavam as atividades do cotidiano de quem utiliza a máquina nas escolas da rede estadual, estão com os dias contados. O curso Resolvendo Pequenos Problemas da Informática, mais uma inovação da Caravana da Educação, vem trazendo bons resultados e aproximando, cada vez mais, os serviços oferecidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) da comunidade visitada. A capacitação ocorreu na quarta-feira (29/07/2009), pela manhã, em Amargosa. Nesta quinta-feira (30) e sexta-feira (31), a Caravana segue para o município de Valença.

Para o técnico da Secretaria Municipal de Educação de Amargosa, Jeison Barreto, o curso irá ampliar os conhecimentos das tarefas que já executa no dia a dia e ainda traz a possibilidade de sonhar mais alto. “Estou tirando minhas dúvidas aqui porque sou o único no meu local de trabalho que executo este serviço, então preciso estar afiado. E como é uma área que gosto e tem uma carência de pessoal, pretendo me especializar”, comenta.

Já a secretária Nadir dos Santos, da Escola Reunidas Coronel João Sá, no Vale do Jiquiriçá, buscou o curso porque se considera curiosa e gosta de colaborar para o melhor desenvolvimento da escola. “Trabalho utilizando o computador para redigir ofícios, entre outras coisas, e às vezes a máquina me dá uns sustos e se torna um bicho de sete cabeças, pois fico sem saber o que fazer. Quero sair daqui com noções de como me virar no dia a dia”.

De acordo com Edna Francisca, da Coordenação de Modernização (CMO) da SEC, a capacitação visa formar multiplicadores para que atuem como técnicos no local em que atuam, a fim de descentralizar o atendimento do órgão central e tornar a escola mais independente na função.

“Temos recebido muitas ligações de escolas para esclarecer dúvidas quanto a resolução de pequenos problemas no uso computador. E foi a partir desta demanda que tivemos a idéia de utilizar a Caravana para atender a estas pessoas a identificar a situação e assim reduzirmos estes chamados”. Desde que começou o curso, a SEC já capacitou mais de 50 pessoas. Ao final do curso, os participantes recebem um módulo com detalhamento dos principais problemas, que podem aparecer durante o uso de um computador, com as respectivas soluções.

Colegiados Escolares são tema de reunião

Discutir normas e procedimentos para fortalecer nas escolas de rede estadual o funcionamento do Colegiado Escolar. Esse foi o objetivo da reunião com representantes do Colegiado Escolar realizada durante a Caravana da Educação instalada em Amargosa.

A reunião, que aconteceu na manhã da quarta-feira (29), no Colégio Estadual Pedro Calmon, discutiu políticas estratégicas de desenvolvimento para implantar nas escolas uma gestão democrática e participativa. Além disso, os representantes receberam orientação sobre a funcionalidade do Colegiado, bem como tiraram dúvidas sobre as suas particularidades.

Formado por representantes de diversos segmentos da comunidade escolar, dentre eles coordenador pedagógico, alunos e direção de professores, o Colegiado Escolar atua de forma colaborativa. Segmentado em quatro funções – deliberativa, consultiva, avaliativa e mobilizadora – o Colegiado Escolar, estimula o compartilhamento das responsabilidades dos conjuntos de ações voltadas para o desenvolvimento da educação pública em cada escola.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]