Conferência Livre vai debater segurança pública com cidadania em Valente

Os membros da comissão organizadora da I Conferência Livre de Segurança Pública com Cidadania de Valente reuniram-se quarta-feira (29/04/2016), no auditório da Câmara de Vereadores, para tratar dos preparativos do evento que acontecerá dia 19 de maio, na Casa da Cultura. A reunião foi coordenada pela vereadora Leninha (PT), proponente da atividade e presidente da Comissão de Educação, Saúde, Obras e Serviço Público, que apresentou uma proposta de evento.

Como no município tem crescido muito as práticas de violência, a Conseg terá como temário central “Segurança Pública com Cidadania e Controle Social em Valente: os desafios dos órgãos públicos e da sociedade civil”. A comissão também definiu convidar o secretário César Nunes, da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, para abordar a temática “Segurança Pública na Bahia: avanços, desafios e perspectivas”, tendo como debatedores o promotor Milen Castro e a juíza Marcele Rios de Azevedo.

Além do tema central, foram previstos mais quatro momentos de discussão em grupo para debater as seguintes temáticas: gt1, gestão democrático, controle social e externo, integração e federalismo e financiamento e gestão da política pública de segurança; gt2. valorização profissional e otimização das condições de trabalho e repressão qualificada da criminalidade; gt3, prevenção social do crime e das violências e construção da paz e diretrizes para o sistema penitenciário; gt4, diretrizes para o sistema de prevenção, atendimentos emergenciais e acidentes.

Participação – a reunião contou com as participações do promotor de justiça, Milen Castro, do chefe de gabinete da prefeitura, Edson Carneiro, dos vereadores Agnaldo (PT), Zé de Zeli (PMDB), Vado (PR) e Romilson Cedraz (PR) representando a comissão de Constituição e Justiça da Casa, dos representantes do Sindicato de Trabalhadores Rurais (Claudionor Aquino) e da Fundação Apaeb (Misael Lopes da Cunha) e do representante da Polícia Militar. Não participaram da reunião as representações da Polícia Civil, do Poder Judiciário, das igrejas Católica e Batista, da Central das Associações de Bairros (ARTAB) e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SISEV).

A Conseg Livre, como vem sendo chamada, pretende reunir cerda de 150 participantes a serem articulados pelas entidades representativas na organização. Desse jeito haverá a participação de agricultores familiares, jovens e mulheres, servidores públicos municipais e estaduais, moradores dos diversos bairros e das comunidades rurais, professores e estudantes, cristãos católicos e evangélicos, entre outros.

Próxima reunião

Para dar continuidade aos trabalhos, nova reunião da comissão foi marcada para o dia 06 de maio, às 16h, na Câmara, a fim de verificar os pontos ainda pendentes do evento. “Está em curso no Brasil e agora também na Bahia a construção de uma cultura política democrática e republicana. Isso quer dizer que os gestores públicos precisam promover espaços sociais de debate das políticas públicas setoriais, a exemplo das conferências de educação, mulher, juventude, saúde, cultura, igualdade etc. Os gestores públicos de Valente têm sido contrários a essas experiências, tendo sido essa a razão da Conseg Livre está sendo realizada pelo Poder Legislativo”, destacou bastante animada a coordenadora e vereadora Leninha

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]