A arte de produzir roupas finas personalizadas em couro

Norma Sueli Freitas Santana e a arte de produzir roupas finas personalizadas em couro.

Norma Sueli Freitas Santana e a arte de produzir roupas finas personalizadas em couro.

Norma Santana, 50 anos, é uma das poucas profissionais do Brasil, especializadas em produzir roupas finas em couro (camisas, calças, blusões, paletós, cintos e acessórios). O diferencial do seu trabalho está no fato da peça ser produzida sobre encomenda, de acordo com as medidas e o design idealizado pelo cliente.

Com 30 anos no mercado, ela explica que de fevereiro até setembro é a época que mais se trabalha com roupas couro, “produzo artesanalmente de 20 a 30 peças por mês”. Com certo brilho no olhar, Norma, apanha um blusão e declara, “Para que a peça tenha um bom acabamento, é preciso ter um cuidado todo especial com a pelica, você não pode fazer e desmanchar, porque pode deformar a peça e perder o trabalho. Prefiro produzir sozinha o vestuário. Desta forma garanto um produto de excelente qualidade aos meus clientes”.

Ela declara que são poucos profissionais que trabalham com ateliês próprios, “na Bahia acredito que apenas umas cinco pessoas”. E diz que falta um maior incentivo por parte do governo, que deveria criar escolas para formação de artesão em couro. “Porque se der oportunidade de cursos, financiamentos e se facilitassem mais as coisas, seria melhor, daríamos emprego a outras pessoas. O que existe é dificuldade e muita burocracia”.

E finaliza dizendo que durante a tradicional Vaquejada de Serrinha, cerca de 70% das roupas de couro que são comercializadas, foram produzidas por ela. Norma revela que, “se eu colocar produtos, hoje no mercado, as pessoas não valorizam, porque é Feira, agora se eu pegar e colocar uma etiqueta do Rio Grande do Sul ou de São Paulo as pessoas já valorizam. Já aconteceu isso comigo, pessoas aqui do comércio de Feira de Santana e região, encomendam roupas em couro e colocam etiquetas próprias”.

Serviço
Norma Sueli Freitas Santana
Artesã especializada na confecção de roupas finas em couro
Rua Colatina, 304 – Bairro Queimadinha | Feira de Santana | Bahia

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).