Habitat revela Salvador contemporânea

A riqueza de sons e imagens de Salvador serve de base para HABITAT – Lat 13º S Long 38º 31′ 12” O – novo espetáculo da Companhia Viladança. As apresentações acontecem nos dias 24 e 25 de abril de 2009, às 20 horas.

Com onze anos de trajetória, o grupo baiano de dança contemporânea toma a própria cidade como tema de uma obra, discutindo suas paisagens, sua arquitetura, suas transformações e sua permanência, sua localização, sua gente, seu dia-a-dia, enfim, elementos que a identificam e que a definem como um lugar específico. A montagem explora dualismos como espaço público e privado; individual e coletivo; estratégias de proteção e exposição.

A trilha sonora do espetáculo incorpora ruídos colhidos em ônibus, porto marítimo, praias, feiras etc, para compor a textura da sonoridade. Imagens colhidas em pontos emblemáticos de Salvador, retrabalhadas e projetadas no palco, dialogam com um cenário que utiliza referências da vida moderna, como galões de água, para ligar-se simbolicamente aos elementos da capital baiana. A coreografia, que parte de movimentos cotidianos, prioriza a ação e investe na teatralidade. HABITAT propõe uma viagem rica mas sem clichês, por uma Salvador em constante transformação… e de perfil tão marcante.

Criada em abril de 1998 pela coreógrafa Cristina Castro, a Companhia Viladança traz como proposta a comunhão entre diversas linguagens artísticas e a verificação da dinâmica cultural em uma perspectiva contemporânea. Hoje com dez espetáculos no repertório, a companhia conta com reconhecimento nacional e internacional. Já no seu ano de criação, recebeu da FUNARTE o prêmio de Companhia Revelação. Em 2003, ganhou o Prêmio UNESCO de Fomento às Artes. Desde 2008, conta com o patrocínio da Petrobras para as suas atividades de manutenção.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]