Coluna de Antônio José Larangeira de 11 de março de 2009

Por motivo de saúde, o conhecido chef de cozinha Mendes, acaba de pendurar as chuteiras do futebol da vida profissional.Consta do seu currículo, a função de maitre, que desempenhou com competência ao longo de vários anos nos restaurantes dos hotéis da Bahia e Meridien, depois por muito tempo comandou as casas de gastronomia do antigo Grupo Palheta (que o diga José Henrique Ramos e Luis Carlos Ramos). Por fim, veio para Feira de Santana, onde ao lado da sua mulher, montou o restaurante “O Rei do Bacalhau”, que até hoje é especializado em iguarias oriundo exclusivamente do preparo com o bacalhau. Aí esteve a frente até o mês passado, quando resolveu entregar a direção a sua filha Mel Mendes, jovem com graduação superior em administração de empresas, que pretende seguir a tradição do pai em servir bem a clientela, todavia garantiu que dará um tom de modernidade àquela casa. Agora, “Mendes, o rei do bacalhau”, sai de cena para tratamento de saúde e usufruir da aposentadoria.

Colação de grau

Estará colando grau em Direito, pelo Instituto de Educação Superior Unyahna de Salvador, no próximo dia 21 às 18h30m, em solenidade que ocorrerá no Centro de Convenções da Bahia, a jovem Jordanna Vergnes Velloso, filha de Martine e João Velloso. Após este evento acontecerá baile de formatura às 22 horas no Went´n Wild.

Para o encontro de segurança

O vice-prefeito Paulo Aquino, representando o município de Feira deSantana, participou, na quarta-feira (11), no Departamento deEnsino da Academia da Polícia Militar da Bahia, em Salvador, de umatele-conferência preparatória para o I Encontro Nacional de SegurançaPública, prevista para ser realizada em agosto, em Brasília. Transmitida a partir de Curitiba para 28 municípios e capitais dasregiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste que têm como objetivo reduzir oíndice de violência urbana e incrementar uma nova filosofia deenfrentamento à questão, a tele-conferência contou com palestrantes eorientadores especializados em estudos na área da Segurança Pública.

O ponto central do evento foi a demarcação de uma série de diretrizesque nortearão os grupos de trabalho que formularão projetos regionaisbaseados no tema “Segurança com Cidadania”, sugerido pelo Ministérioda Justiça. De acordo com Paulo Aquino, a idéia central do Encontro, que terá a participação de uma delegação de Feira de Santana e mais quatroscidades baianas (Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho)“é reformular o Conselho Nacional de Segurança Pública, o CONASP,através de ações e projetos que venham a fortalecer as medidasvoltadas para o setor, definindo novas prioridades e diretrizes comvistas a uniformizar a política nacional de Segurança”.

Revelação da musica na feijoada

Á convite dos amigos Sandra e Nelson José de Carvalho e Analuzia Moscoso de Carvalho, virá à Feira de Santana, dia 28 vindouro, para participar da 17ª.Feijoada do Larangeira, a cantora revelação do carnaval baiano Priscila Freire, que integrará o grupo de convidados especiais daquela tradicional festa, onde o patrono maior é o Senhor Jesus.Como se pode observar, este ano, a feijoada vai estar recheada de nomes “tops” do país que virão prestigiar o acontecimento.

Mostra nacional

O Ministro de Estado da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e a Secretária de Programas Regionais, Márcia Regina Sartori Damo, estarão anfitrionando a I Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, que acontecerá no período de 24 a 27 de março de 2009, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador (BA). O objetivo da mostra é propagar as ações implementadas pelos programas do Ministério da Integração Nacional, dos órgãos vinculados e de outros parceiros, abrir espaços de comercialização, bem como promover o debate sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), que busca a redução das desigualdades regionais e a dinamização das potencialidades das regiões brasileiras.

Esse será o maior encontro de ações de desenvolvimento regional no Brasil e reunirá as três esferas de governo, agências nacionais e regionais, entidades da sociedade civil, organismos internacionais, fundações, universidades e fóruns de todo o país. Durante a I Mostra Nacional, serão realizadas palestras, painéis temáticos, apresentações e debates de experiências, oficinas e minicursos, além de exposição de produtos sustentáveis, projetos inovadores, atividades culturais e criados ambientes de aprendizagem coletiva e interativa. A abertura do evento será às 10h do dia 24 de março, com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O nat de Aníbal

Com a presença de um mundo de pessoas da sociedade feirense, na Fazenda Conceição, foi comemorado sábado, com um concorrido almoço regado ao melhor escocês legitimo e honesto, assim como banhos de piscina, a data aniversária do pecuarista Aníbal Erudilho. Foi uma festa que se iniciou ao meio dia, se prolongou por toda tarde, quando foi servido o delicioso ágape que teve no cardápio feijoada e o melhor da cozinha sertaneja baiana e que teve o comando da sua mamãe Vanda Carneiro e como co-anfitrião José Perestrelo. Uma seleção musical internacional foi um dos pontos altos do acontecimento, pois toda ela é da sofisticada discoteca de Aníbal, por sinal do mais absoluto bom gosto. Basta que se diga que o término da festança somente aconteceu à meia noite. Foi realmente imperdível.

Para Suely

Sábado foi um dia de muita festa. Eis que à noite a estilista Suely Gonzalez com a animação que lhe é pecualiar abriu as portas da sua morada no bairro dos Capuchinhos para num jantar informalissimo reunindo o melhor da sociedade, comemorar a sua data natalícia, assim como de seu irmão Roberto e do colunista Cid Daltro entre outros amigos que completaram data maior nesse trimestre. Na oportunidade presenteou a todos com um cardápio da culinária espanhola, mais precisamente paella valenciana regada a vinho branco em taças de cristais. Um grupo musical animou o dinner, com musica popular brasileira bem ao gosto da anfitrioa.

 

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]