Baixo nível de investimento do governo Wagner contribuiu para o crescimento do desemprego em Salvador

Durante a última campanha eleitoral o então candidato a reeleição para prefeito de Salvador, João Henrique (PMDB), e o governador Jaques Wagner (PT), ambos andaram se vangloriando do fato de que durante as suas respectivas gestões administrativas, o município deixou de ser considerado a capital do desemprego. Só que antes mesmo de findar o ano de 2008, eis que novamente o fantasma do desemprego volta a castigar o baiano, e o município passa a registrar a maior taxa de desemprego (20,4%) do país. Os dados foram fornecidos através de pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese),

O mais desalentador desta triste realidade é que este indesejável índice se fixa justamente quando a capital apresenta um crescimento de 1,3% na renda salarial média. Mesmo com este alento, a dedução lógica que se pode fazer desta realidade econômica é que os governos tanto em nível estadual como municipal, até o presente momento, têm fracassado na sua política econômica de distribuição de renda.

A concentração de capital continua cada vez mais sendo um privilégio de um reduzido segmento da sociedade baiana. Enquanto a sua significativa maioria padece na indigência social, conseqüência direta da incapacidade de seus “representantes” políticos em debelar as mazelas sociais que continuam a produzir vítimas provenientes de um modelo político perverso que atinge principalmente os setores mais vulneráveis da sociedade, como a saúde, educação, segurança, entre outros de fundamental importância para que o cidadão possa contar com um mínimo de qualidade de vida que lhe proporcione a dignidade necessária. A pergunta que não quer calar: qual tem sido a vantagem do governo estadual neste tão propalado alinhamento político com o governo federal, se a miséria social continua sendo a realidade do nosso dia-a-dia?

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141287 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário