Projeto que beneficia 45 jovens rurais de 22 comunidades do município de Valente

Projeto de formação de jovens rurais voltado para geração de trabalho e renda na agricultura familiar foi lançado ontem (25/06/2008), no Clube Social da Apaeb, em Valente. O evento, que continuou [26 e 27] com processo de capacitação sobre identidade juvenil, plano de vida e participação social, contou com a participação de quase 600 pessoas das comunidades rural e urbana. A oficina teve como objetivo a reflexão sobre o perfil da juventude rural no contexto da realidade social do município, o debate do projeto de vida enquanto instrumento de mudança de atitude para viabilizar objetivos afetivo e profissional e a discussão das formas de participação social para inserção política juvenil.

A proposta beneficia 45 jovens rurais de 22 comunidades. Serão 400 horas de formação, sendo dividas em básica e profissional com foco na apicultura, avicultura e caprino-ovinocultura familiar. Cada jovem receberá uma bolsa trabalho durante quatro meses no valor de R$ 150.00 e terão que prestar 100 horas de serviço social voluntário. O projeto é uma parceria entre o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares [Straf Valente] e o Instituto Aliança com Jovens [IA] e faz parte do projeto Consorcio Social da Juventude Rural – Aliança com Jovem e é apoiado pelos Ministérios do Trabalho e Emprego [MTE] e do Desenvolvimento Agrário [MDA] e pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia [SETUR]. Para seu Cláudio dos Santos [Lagoa de Cima-Covas], pai de um dos jovens contemplados, o projeto significa a chance da minha filha Claudiane dos Santos “se preparar para a vida, aprendendo coisas que nem a família e nem a escola tem conseguido fazer”, disse.

O lançamento contou com a participação de representantes da Fetraf-Brasil (Elisângela Araújo), da Cooperativa de Credito Rural – Sicoob – Coopere (Ranúsio Santos Cunha), dos Bancos do Brasil e do Nordeste (Osíris e Elmo Bastos), da Superintendência da Agricultura Familiar da Secretaria Estadual da Agricultura-SEAGRI (Maria das Graças), do Disop-Brasil (Simone Ribeiro), da Fundação de Desenvolvimento Solidário da Região Sisal [Maria Rita Alves], da Apaeb Valente [Nelilton Ezequias de Oliveira] e da Rede das Entidades Prestadores de Assistência Técnica – Reparte [Marcos Pitangueira]. Segundo a coordenadora da SUAF, Maria das Graças, são iniciativas como essas que “contribuem para a real melhoria das condições sociais de vida das famílias carentes da região sisaleira da Bahia”, destacou.

Entre outras temáticas, a matriz formativa prevê a discussão sobre sindicalismo, associativismo comunitário, cooperativismo na agricultura familiar; os direitos civis, sociais, políticos e trabalhista; as relações sociais de gênero na zona rural e a prevenção as DST’s, AIDS e gravidez na adolescência; as políticas e programas governamentais de apoio à juventude (Crédito Fundiário, Pronaf Jovem, Bahia Jovem, Projovem do Campo, Consórcio da Juventude Rural, Arca das Letras, Topa, Conselho Nacional da Juventude); a produção na agricultura familiar e identificação e sistematização de propostas geradoras de trabalho e renda nas áreas de ovino-caprino, avicultura apicultura; o manejo sustentável de pequenos criatórios na unidade produtiva familiar; a estruturação de cooperativa de produção, beneficiamento e comercialização de produtos da agricultura familiar; a elaboração de projeto de acesso a Pronaf Jovem e gestão de empreendimentos econômico-solidários; além das visitas de intercâmbio a experiências de agricultura familiar na convivência com o semi-árido (Projeto 1 Milhão de Cisternas, Sertão Verde, Plantio de Sisal, Transição agroecológica) e visitas técnicas para conhecimento de experiências de manejo de pequenos criatórios. Ao final de todo esse trabalho de formação, os 45 jovens receberão um certificado que lhes dará acesso a linha de crédito do Pronaf Jovem.

“Achei muito bom esse projeto do sindicato para os jovens rurais. Mais uma vez as comunidades estão sendo beneficiadas”, disse Noberto Lopes de Oliveira, jovem que participa do projeto e faz parte da comunidade de Valilândia.

Na avaliação do presidente do Straf Valente, Claudionor Aquino, o lançamento do projeto foi coroado de sucesso, com “a participação de varias representações institucionais, mas, sobretudo, pelas presenças dos agricultores familiares e familiares dos jovens contemplados”.

Publicidade

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]