Uefs reúne grandes nomes das artes para exposição

Em parceria com a Prova do Artista Galeria de Arte, a Universidade Estadual de Feira de Santana abre na sexta-feira (30/06/2008), a exposição “Grandes Artistas da Bahia em Pequenos Formatos”. O evento dá início às comemorações pelos 32 anos da Uefs. O vernissage acontece das 20 às 22 horas, no Museu Regional de Arte (MRA) localizado no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), enquanto a exposição fica aberta ao público até 25 de julho.

Selma Oliveira, diretora do Cuca, ressalta que a exposição marca os 32 anos da UEFS, comemorados em 31 de maio. “Nada mais interessante que essa mostra, um presente para o público feirense, um mosaico das artes plásticas na Bahia”, resume Selma. A mostra reúne nomes expressivos, a exemplo de Juarez Paraíso, Reinaldo Eckenberger, Adelson do Prado, César Romero, Leonel Mattos, Juraci Dórea, Bel Borba, Graça Ramos, Sante Scaldaferi, Rosalice Azevedo, Gil Mário Menezes, Almandrade, José Arcanjo, Janete Kislansky, e muitos outros. São 78 artistas e, ao todo 312 trabalhos.

Dos anos 60 para cá, nada na Bahia, no seu campo de trabalho, deixou de ter a presença ativa de Juarez Paraíso. Ele está presente com sua obra nesta mostra e prepara uma exposição individual no MRA- UEFS, para o segundo semestre deste ano. Natural de Buenos Aires, Argentina, Eckenberger chegou à Bahia em 1965, fixando residência em Salvador. Recebeu o 1º prêmio de pintura na 1º Bienal Nacional de São Paulo, por um conjunto de personagens em pano o “Ambiente Bionecafônico”. O seu trabalho, em exposições individuais e coletivas, ultrapassou as fronteiras do Brasil, e já percorreu outros países como a França, Espanha e Inglaterra.

A obra de Leonel Mattos, como bem define Reynivaldo Brito, é marcada pela modernidade, com suas cores fortes e a gestualidade sugerindo formas. Traz consigo a inconformidade, tão necessária a qualquer artista que se preze. Claudius Portugal, em seu trabalho “Outras Cores – 27 Artistas da Bahia”, reportagens plásticas, registra o fazer artístico de 27 artistas baianos, utilizando uma linguagem, a das palavras, para exprimir outra linguagem, a das artes plásticas.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]