Presidente lança programa para construção de 169 navios

Niterói – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou hoje (26/04/2008), em Niterói (RJ), do lançamento do Programa de Modernização e Expansão da Frota e de Embarcações de Apoio da Petrobras, e também da segunda etapa do Programa de Modernização da Frota de Petroleiros (Promef), da Transpetro.

No total, são 146 embarcações de apoio da Petrobras, com valor estimado em R$ 5 bilhões, e 23 petroleiros da Transpetro, cujo valor não foi divulgado. Os navios terão de ser construídos no Brasil, com um mínimo de 70% de conteúdo nacional.

Segundo a Petrobras, cada navio vai gerar cerca de 500 postos de trabalho, em um total aproximado de 73 mil novos empregos, somados a 22 mil estimados pela Transpetro, pelos próximos seis anos. Durante esse período, serão realizadas sete licitações.

Entre as embarcações programadas pela Petrobras, 64 serão destinadas às atividades de suprimento, 54 ao manuseio de âncoras de grande porte, 18 a operações de recolhimento de óleo – exigência do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) – e dez serão rebocadores.

Também fazem parte do pacote a possível contratação de dois superpetroleiros com capacidade de 300 mil toneladas, considerados os maiores do mundo, a um custo de US$ 180 milhões cada.

A Petrobras pretende ainda contratar 40 navios-sonda e plataformas de perfuração semi-submergíveis para operarem em águas profundas e ultraprofundas, com expectativa de entrar em operação até 2017.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]