I Simpósio sobre Relações Étnico-Raciais | Por Lilia Campos

O racismo no livro didático e muitas vezes o descaso em relação à temática da história do negro na sala de aula são os principais temas do I Simpósio sobre Relações Étnico-Raciais, promovido pela Secretaria Municipal da Educação. Vai acontecer nesta quarta-feira (21/05/2008), a partir das 8h30min., no auditório do Colégio Luís Eduardo Magalhães. A programação segue durante todo o dia.

O evento marca o encerramento das atividades de formação que envolveram professores de 17 escolas municipais. Durante um ano, professores e coordenadores participaram de um curso com carga-horária de 120 horas, abordando as orientações estabelecidas pelas leis federais nº 10.639 e 11.645 que determinam a inclusão do estudo da África e dos afrodescendentes, além dos indígenas, no currículo das escolas.

“A segunda lei tem uma abordagem mais completa que a primeira, uma vez que inclui também os indígenas”, afirma a professora Maria Clara Santos, membro do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais, também chamado de ERER, que integra a Secretaria Municipal da Educação.

Segundo os coordenadores do ERER, a Secretaria avançou na discussão do tema, dando orientações aos educadores para que estes possam atuar como agentes numa mudança de comportamento importante também nas escolas. “É necessária uma reparação que trate também do reconhecimento e da valorização da identidade, da cultura e da história dos negros e negras brasileiros”, diz o professor Gerson Roque, membro da equipe.

Durante os encontros de formação, os educadores participam de discussões, palestras e seminários e a partir daí, realizam atividades em suas salas de aula com o mesmo enfoque. Foram abordados o racismo no livro didático; a abordagem como é feita ou mesmo ignorada da história do negro; a forma como a criança negra é tratada e o papel do professor, entre outros assuntos”, diz a pedagoga Giovana Marget.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]