Aquecimento Global

Causado pela ação devastadora do homem, o aquecimento global é um fenômeno climático que estabelece o aumento da temperatura média da superfície terrestre. Só nesse início de século a temperatura do planeta subiu quase 2ºC, mais alta do que na década de 60. Freqüentemente são criados fóruns onde o tema principal é a busca por medidas a serem adotadas com a finalidade de conter o avanço desesperador desta situação preocupante. Alguns cientistas apontam como causa do aumento do aquecimento global o elevado nível de concentração de poluentes antropogênicos na atmosfera.

O aquecimento global vem sendo evidenciado através das altas temperaturas e a mudança brusca do clima em todo o planeta. Alguns estudos revelam que o aquecimento global é um elemento que agrava a força dos furacões, do derretimento das calotas polares, grandes enchentes, entre outros.

Manifestações são feitas reivindicando resultados positivos para o planeta. Uma dessas manifestações que chamou a atenção de todo o mundo foi realizada no dia 01 de fevereiro de 2007, em Paris, na França. Milhares de pessoas se reuniram diante da Torre Eiffel, esperando a divulgação oficial do estudo da ONU sobre o aquecimento global.

Não só a Torre Eiffel como diversos outros monumentos tiveram sua iluminação apagada durante cinco minutos, procurando conscientizar as pessoas de que é necessário mudar seu comportamento para que a realidade do planeta seja substituída por um comportamento exemplar originário no próprio lar.

A expectativa é de que os países desenvolvidos, que liberam altos índices de agentes poluentes na atmosfera, adiram aos acordos mundiais de preservação ambiental e diminuição de emissão de gases poluentes.

O aumento da temperatura na superfície da Terra influencia o regime de chuvas e secas, afetando plantações e florestas, possibilitando o processo de desertificação de algumas áreas e o alagamento de plantações. Outro fator de risco é o derretimento das geleiras da Antártida que, em ritmo acelerado, aumenta o nível do mar facilitando a inundação das cidades litorâneas.

A escassez de alimentos e a aceleração do fenômeno das secas têm como principal fato gerador a acidificação das águas do mar, causada pelo auto índice de produtos químicos e todo tipo de dejetos esgotados nos rios e, conseqüentemente, desembocados no mar.

O aquecimento global trará conseqüências lamentáveis ao planeta. É preciso diminuir o desmatamento, aumentar consideravelmente o reflorestamento, suprimir o uso de aerossóis, conter a produção industrial desenfreada, preferir o consumo de produtos que não possuem gases nocivos à camada de ozônio, diminuir a altitude de aviões que lançam poluentes e diminuir a emissão de dióxido de carbono na atmosfera.

Alberto Peixoto
www.albertopeixoto.com.br
[email protected]

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]