Wagner recebe título de Cidadão Soteropolitano

Após 34 anos de sua chegada à Bahia, o governador Jaques Wagner recebeu ontem (31/04/2008), no Paço Municipal, o título de Cidadão Soteropolitano concedido pela Câmara de Vereadores da capital baiana, atendendo a uma proposição feita pelo então vereador petista Sérgio Barradas Carneiro, que atualmente é deputado federal pelo (PT/BA).

Bastante aplaudido no ato de entrega da comenda, o governador relembrou momentos importantes de sua trajetória em solo baiano. “Para mim, é um motivo de orgulho e emoção ter aquilo que a gente já sentia no coração ao praticar o trabalho político e sindical em Salvador e na Bahia inteira”, explicou o governador sobre a homenagem. Segundo ele, ao receber o título, foi como se assistisse um filme de 34 anos. “Lembro da minha chegada aqui, sem emprego e sem conhecer ninguém, com uma criança de três meses. Agora, receber este título na condição de governador é uma emoção, uma realização”, afirmou.

O deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT/BA), em seu pronunciamento, resgatou a participação do governador no Pólo Petroquímico de Camaçari, quando iniciou a fase de lutas reivindicatórias pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Química (Sindiquímica) e posterior ingresso no Partido dos Trabalhadores (PT), em 1980. “Suas qualidades de líder o levaram à diretoria e, em seguida, à presidência do Sindicato”, lembrou o parlamentar.

Ainda, Sérgio citou a participação de Wagner em eventos e congressos, quando na oportunidade conheceu um de seus melhores amigos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Gestão Wagner – Como não poderia esquecer da temática governamental, o deputado analisou os avanços na gestão do governador, apresentando pontos de avanço fundamentais para o desenvolvimento do Estado. “Por exemplo, na área educacional, em parceria com o Governo Federal, 1 milhão de pessoas serão alfabetizadas, tirando a Bahia da condição entre os Estados com pior índice de analfabetismo, notadamente a capital”, disse Sérgio.

“Governo parceiro é governo forte”, enfatizou o parlamentar, se referindo ao compromisso de Jaques Wagner com o Governo Lula para a garantir à Salvador e toda a Bahia mais recursos para o seu desenvolvimento. “É o caso explícito do PAC, que destinará para nosso Estado mais de 5 bilhões de reais em obras de infra-estrutura tanto rodoviária, como aeroportuária e hidroviária, de saneamento e habitação”.

Ele também ressaltou os números como os da economia baiana, que em 2007 cresceu 4,5%; da geração de empregos, que praticamente dobrou no primeiro ano de governo e, os da agropecuária, que liderou o PIB estadual com crescimento de 4,8% no ano passado. “Números que comprovam a boa administração, transparente, democrática e com ampla participação popular em todos os 26 Territórios de Identidade do Estado”.

Sessão prestigiada – A sessão solene foi presidida pelo vereador Valdenor Cardoso (PTC), presidente do Legislativo municipal e, acompanhada pelo prefeito de Salvador, João Henrique (PMDB), o senador João Durval Carneiro (PDT), o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB) e a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Silvia Zarif, além da presença de autoridades, secretários, familiares e amigos do homenageado.

A entrega da comenda foi realizada logo após o ato de comemoração do aniversário de 459 anos da cidade. Wagner é carioca de nascimento e se mudou para a Bahia em 1973. Foi deputado federal por três legislaturas e em outubro de 2006 foi eleito governador.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]