+ Manchetes >

Teatro de bonecos e cinema de graça para preservar o Meio Ambiente

Por meio de brincadeiras, teatro, cinema e oficinas de criação de bonecos, o projeto Conexão Cultural Tigre/ICRH, que percorre todo o país para divulgar a importância da preservação do meio ambiente, chega a Feira de Santana (BA). Gratuito, o evento viaja pelo Brasil a bordo de um caminhão-palco.

Imagine um caminhão estacionado na praça de sua cidade que, num passe de mágica, se transforma em um palco de entretenimento e informação. A fantasia vira realidade com o Conexão Cultural Tigre/ICRH, um projeto itinerante que está percorrendo 8 mil quilômetros do País, com o objetivo de disseminar a importância de preservar o meio ambiente. Nos dias 04 e 05 de abril, quem recebe o caminhão-palco é o município de Feira de Santana (BA).

O Conexão Cultural Tigre/ICRH é um projeto do Instituto Carlos Roberto Hansen e tem o patrocínio da Tigre, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

A bordo do caminhão-palco, criado especialmente para apresentações ao ar livre, a Turma do Papum e a artista Ângela Escudeiro entram junto nessa idéia que já passou por Pernambuco. Agora é a vez dos outros estados: Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Com uma programação variada e duração de dois dias, o projeto cultural é gratuito e quer alcançar, de preferência, o público infantil de escolas públicas. Serão apresentadas as peças teatrais “O Mau Pensamento” e “Água Vida”. Haverá cinema, com a exibição do filme “Saneamento Básico” e, ainda, acontecerá oficina de construção e manipulação de bonecos.

Programação

A festa começa a partir das 14 horas com a Turma do Papum, ensinando a criançada a montar e manipular bonecos. Às 16 horas a oficina continua, mas quem diverte o público é a artista Ângela Escudeiro. Às 17 horas começam as apresentações teatrais; e, para finalizar, às 19 horas, toda a população da cidade irá se divertir com a exibição do filme Saneamento Básico; com uma mensagem educacional embutida, é garantia de muita gargalhada.

No dia seguinte, as atrações também começam às 14 horas, com a Turma do Papum. Às 16 horas Ângela Escudeiro continua com a construção e manipulação de bonecos. Às 17 horas os bonecos entram em campo para entreter o público com as peças teatrais. Finalizadas as atividades, às 20 horas começa a desmontagem do palco.

Teatro Educativo

Um dos espetáculos que estará presente é “O Mau pensamento”, de Ângela Escudeiro. Com a irreverência, o improviso e a interação com o público, a peça retrata uma das histórias do cotidiano de uma criança que precisa refletir e se decidir quando chega a hora de estudar e de falar sobre a preservação do meio ambiente. E é com a ajuda do público que a decisão final é tomada, justamente para instigar a criançada a pensar nas futuras gerações, das quais elas farão parte.

Turma do Papum

Atuante em Florianópolis desde 1995, a Turma do Papum trabalha na criação e no desenvolvimento de espetáculos teatrais infantis e oficinas de teatro, ensinando as técnicas de montagem dos bonecos utilizados nas apresentações, além de produzir desenhos animados, músicas e trilhas sonoras para TV. E é com muita irreverência que essa galera vai dar a sua contribuição no palco móvel, com a peça “Água Vida”, planejada para mostrar ao público a importância da preservação ambiental. Para tanto, foram criados personagens a partir da humanização de objetos usados na condução e no transporte da água, como canos, jarras e canecas. De modo divertido, são mostradas as dificuldades pelas quais a água passa para chegar limpa para o consumo, os caminhos que percorre da nascente às cidades, o tratamento do esgoto e, ainda, os cuidados com a saúde e prevenção que estão ao alcance de todos.

Cinema

Quando escurece, o caminhão-palco se transforma em uma tela de cinema, onde é apresentado o filme “Saneamento Básico”. A trama envolve a construção de uma fossa para o tratamento de esgoto, emergência antiga na cidade e sempre ignorada pelas autoridades. Algumas pessoas resolvem pleitear a obra através dos recursos da prefeitura, no entanto, são informadas de que não há verba para saneamento básico, mas que sobra para a produção de um vídeo. O grupo resolve então fazer um vídeo sobre o problema que há tanto tempo aflige os moradores. O que ninguém esperava é que o grupo amador se envolveria tanto nessa produção, que a obra viraria ator coadjuvante.

Com roteiro e direção de Jorge Furtado, o elenco do filme é composto por Fernanda Torres, Wagner Moura, Camila Pitanga, Bruno Garcia, Tonico Pereira, Janaina Kremer, Lázaro Ramos e Paulo José.

Produção do Conexão Cultural Tigre/ICRH

A produção do projeto é de Jefferson Bevilacqua, que há mais de 15 anos trabalha com a elaboração de projetos culturais, eventos e shows como o que marcou o encontro de Maria Rita e Mercedes Sosa, turnês e apresentações como a de Roberto Carlos, Djavan, João Bosco, Luiz Melodia, Julio Iglesias, entre outros.

Programação do Conexão Cultural Tigre/ ICRH

Cidade
Data

Escada (PE)
27 e 28 de março

Camaçari (BA)
31 de março, 1° e 2 de abril

Feira de Santana (BA)
4 e 5 de abril

Pouso Alegre (MG)
9 e 10 de abril

Indaiatuba (SP)
11 e 12 de abril

Rio Claro (SP)
13, 14 e 15 de abril

Castro (PR)
22, 23 e 24 de abril

Joinville (SC)
25, 26 e 27 de abril

Blumenau (SC)
28 e 29 de abril

Florianópolis (SC)
30 de abril e 1º de maio

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]