Seminário debate a criação de incubadoras tecnológicas

A Universidade Estadual de Feira de Santana vai incentivar a criação de incubadoras tecnológicas no campus, de caráter institucional, que possam abrigar iniciativas nas diversas áreas do conhecimento. O assunto será debatido nesta sexta-feira (04/04/2008), no seminário Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares, organizado pela Pró-reitoria de Extensão. As atividades serão desenvolvidas durante todo o dia, no Anfiteatro (módulo 2), a partir das 8h15, com a participação de representantes de diversas instituições de ensino superior, que farão relatos de experiências.

A expectativa é de que os participantes conheçam as etapas de criação e avaliem a proposta de uma incubadora tecnológica na Uefs. Espera-se, ainda, que sejam identificadas as demandas da comunidade e registradas as ações de servidores, alunos e professores, já realizadas ou em andamento, envolvendo grupos ou associações vinculadas ao setor produtivo.

Os trabalhos serão abertos pelo o pró-reitor de Extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRC), Aelson da Silva Almeida, que profere palestra sobre Tecnologia Social. Em seguida, haverá uma mesa-redonda sobre o tema Incubadoras de Cooperativas Populares, mediada pelo coordenador de Extensão da Uefs, Genival Corrêa de Souza.

Incubadoras tecnológicas são utilizadas por instituições de ensino superior com o intuito de tornar disponíveis os conhecimentos e os recursos acumulados na universidade pública. As incubadoras dão suporte à formação e desenvolvimento (incubação) de empreendimentos solidários auto-sustentáveis, alternativas de trabalho, renda e cidadania para indivíduos e grupos em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Confira a programação:

Manhã
08:15 – Abertura
08:30 – Palestra: Tecnologia Social
Prof. Aelson Silva de Almeida
Pró-reitor de Extensão – UFRB
09:15 – Intervenção para lanche
Mesa Redonda: Incubadoras de Cooperativas Populares
Mediação: Prof. Genival Corrêa de Souza
Coordenador de Extensão – UEFS
09:30 – A Fundação UNITRABALHO
Profa. Ronalda Barreto Silva – UNEB – UNITRABALHO
10:00 – A Rede ITCP e a Experiência da INCUBACOOP
Prof. Paulo de Jesus – UFPE
10:30 – Metodologias de Incubação no Cotidiano
Profa. Débora de Lima Nunes Sales – UNIFACS
11:00 – As Demandas do Território Portal do Sertão no Âmbito das Cooperativas Populares
Daniel Moreira de Oliveira Souza
Comitê Executivo do Território Portal do Sertão
11:30 – Debate
12:30 – Intervalo para almoço

Tarde
14:00 – Grupos de Trabalho
15:30 – Compatibilização de Propostas
16:30 – Encerramento

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]