Ministério aprova R$ 2,1 milhões para o Projeto Pró-Saúde Uefs

A Universidade Estadual de Feira de Santana conseguiu a aprovação, pelo Ministério da Saúde, do Projeto Pró-Saúde Uefs: Enfermagem, Odontologia e Ciências Farmacêuticas, dentro do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Prosaúde). Orçado em R$ 2,1 milhões, o projeto pretende adequar, à realidade do SUS, a formação profissional dos alunos da graduação e da pós-graduação. Como conseqüência, espera-se melhorar o atendimento da saúde pública, conforme salienta a coordenadora de Graduação da Uefs, Iraildes Juliano.

O Pró-Saúde Uefs está voltado à reorientação da formação profissional, através da implementação de ações e estratégias de integração ensino-serviço, articuladas com a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana. Durante três anos, será dada ênfase à atenção básica, tendo por referência os três eixos estabelecidos pelo programa: orientação teórica, cenários de práticas e orientação pedagógica.
Nesta vertente, são considerados os determinantes saúde-doença, a produção de conhecimentos segundo as necessidades do SUS, a pós-graduação e a educação permanente, a interação ensino-serviço e a diversificação de cenários do processo de ensino. Os eixos teóricos também consideram a articulação dos serviços universitários com o SUS, a integração do ciclo básico-profissional e a mudança metodológica.

A coordenadora Iraildes Juliano destaca que o apoio da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) tem sido estratégico para as transformações desejadas no processo de reorientação da formação profissional e fortalecimento da atenção básica no sistema local de saúde. Isto é possibilitado, explica, pela Política de Educação Permanente em Saúde que vem sendo implementada no Estado (programa O SUS é uma Escola), e da conformação da Rede de Integração Ensino-Serviço.

Além da Uefs, outras Instituições de Ensino Superior da Bahia tiveram projetos aprovados: a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Universidade Federal da Bahia, de Salvador, e do campus Anísio Teixeira (Vitória da Conquista). A aprovação do Projeto Pró-Saúde Uefs no edital de convocação do Ministério da Saúde foi publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira, 28 de março de 2008 (seção 1, página 98).

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]