Festival no Cuca mantém acesa a tradição do sanfoneiro

O Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) da Universidade Estadual de Feira de Santana, realiza, entre os dias 5 e 6 de junho de 2008, o I Festival de Sanfoneiros de Feira de Santana. O evento será lançado às 19 horas desta quinta-feira, 3 de abril, no teatro do Cuca. A idéia do festival, explica Selma Oliveira, diretora do Cuca, é manter acesa a chama da tradição do sanfoneiro dentro da cultura nordestina, apoiando, divulgando e premiando os verdadeiros representantes desse grande e variado painel das tradições nordestinas brasileiras.

A sanfona é marca registrada da música característica da região Nordeste. Imortalizada pelo Rei do Baião, Luiz Gonzaga, é conhecida também como acordeon, concertina, harmônica, fole (ou gaita – de foles) e realejo. È o principal ingrediente para animar os bailes de forró, e os famosos arrasta-pés.

Mas, muito além de servir como elemento propulsor das festas populares nordestinas, a sanfona é um rico instrumento de múltiplas e amplas sonoridades. E é para mostrar essa vertente, a do sanfoneiro como artista que deseja explorar as infinitas variações do seu instrumento, que a UEFS está promovendo este festival.

O evento inclui na programação do dia 5 de junho, palestras e filmes, além de workshop de sanfona, enquanto o dia 6 será destinado ao concurso e premiação. As inscrições se estendem de 3 de abril a 20 de maio, sempre das 8 às 1130h e das 14 às 1730h, no Núcleo de Cultura Popular do Cuca, situado na rua Conselheiro Franco 66, centro. Serão selecionados 15 participantes. Os três primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro e troféus.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]