Cresce o número de novos empregos na Bahia

O Estado da Bahia após ter apresentado o maior índice de desemprego no país, por mais de uma década, finalmente começa a dar sinais de recuperação de sua economia. Em março, deste ano, o nível de emprego com carteira assinada no estado apresentou índices de crescimento em torno de 0,87%. O percentual representa mais 10.595 postos no mercado de trabalho formal, resultante de 51.697 admissões e 41.102 desligamentos. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), todas elas analisadas e divulgadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento do Estado.

De acordo com avaliações feitas pelo diretor de Pesquisas da SEI, José Ribeiro Soares Guimarães, o crescimento do emprego na Bahia foi bastante expressivo no contexto nacional, já que este representou 0,87% superando o desempenho do país, que foi de 0,70% . Em comparação com a região Nordeste, o resultado foi ainda mais significativo, uma vez que ocorreu eliminação de 14.633 postos na região, durante o mês em análise, e contratação de 0,35% no nível de emprego formal.

Em termos espaciais, a Região Metropolitana de Salvador (RMS) foi responsável pela criação de 6.943 vagas, o correspondente a 65,5% do total, enquanto o interior do estado respondeu por 3.652 vagas (34,5%).

O destaque entre os setores da economia foram os Serviços, que abriram 4.854 novos postos de trabalho (45,8% do número gerado no mês), com destaque para o segmento de alojamento, alimentação, reparação e manutenção, que respondeu pelo surgimento de 2.356 empregos. Em seguida, a Construção Civil foi responsável por 3.561 novos postos de trabalho com carteira assinada (33,6% do total). A Agropecuária gerou 1.162 empregos e a Indústria de Transformação 767 vagas.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]