Universidade Federal Latino-Americana deve ficar pronta em 2009

A região da Tríplice Fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina) foi escolhida pelo governo federal para abrigar a futura Universidade Federal Latino-Americana (Unila). A instituição deve ficar pronta em 2009 e vai atender cerca de 10 mil alunos.

Além disso, está prevista a contratação de 500 professores brasileiros e de países latino-americanos. O objetivo é destinar 50% das vagas para estudantes e educadores brasileiros e 50% para os demais países da região.

Para implantação da nova universidade, uma comissão com 13 especialistas vai realizar estudos e atividades que subsidiem o planejamento institucional, além da organização da estrutura acadêmica e curricular da instituição.

A criação da universidade atende a uma determinação do governo federal. Sua função institucional será contribuir para o desenvolvimento e a integração regional. A Unila faz parte do Programa de Expansão do Sistema Público Federal de Educação Superior, componente do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Segundo o ex-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e integrante do Conselho Nacional de Educação (CNE), Hélgio Trindade, a Unila terá orçamento anual de R$ 135,9 milhões.

“A universidade tem um único campus que é em Foz do Iguaçu. Será construído um campus especial, com um terreno de 40 hectares que foi doado pelo governo federal e ainda terá um local para a construção de uma residência universitária para os alunos em geral, que são alunos do Brasil e da América-Latina”, afirma.

De acordo com Hélgio Trindade, a grande diferença dessa universidade é o foco na integração latina-americana, o que fará com que os cursos de pesquisas e de extensão levem em conta a multiplicidade de realidades que compõem a América-Latina hoje.

Trindade afirma que a instituição deve oferecer cursos de ciências humanas, letras, artes, cinema, abordando questões ligadas a recursos hídricos e meio-ambiente, que são temas de áreas de ciência e que são comuns na América-Latina.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]