Povoado do Subaé, município de Serrinha, será modelo comunitário

Povoado de Subaé, no município de Serrinha, deve ser modelo de organização comunitária. Distante a 18 km da sede e com aproximadamente 230 famílias, lá foi criado e funciona, desde 10 de outubro de 2007, o Conselho Comunitário.

Com papel político importante, nele são tomadas todas as principais decisões de interesse comunitário. Recentemente, por exemplo, o Colegiado foi responsável pela criação do regimento interno que orienta a escola municipal Jonice Silva Lima. Organizou os atuais horários de funcionamento das turmas de 1ª a 5ª série (manhã) e da 6ª série ao 3º ano do ensino médio (tarde). Também foi graças a sua ação que dois professores acostumados a faltar às aulas foram afastados da escola.

O Conselho Comunitário de Subaé é composto dos representantes da delegacia sindical, da associação comunitária, da escola, da igreja católica (pastorais da saúde, juventude, liturgia e animação), da Associação de Pequenos Produtores Rurais (APAEB), da Cooperativa de Crédito Rural (SICOOB), do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e do grupo de esporte comunitário.

A comunidade elegeu a mesa diretora do Conselho, aprovou o calendário das reuniões ordinárias, uma vez por mês (quinta-feira) e a elaboração das Atas contendo as deliberações. Para Maria Zilda, representante do sindicato, a iniciativa nasceu da “necessidade de integração das entidades para debaterem e acompanharem o funcionamento dos serviços públicos locais e demais ações ocorridas na comunidade. Mas também para ser um espaço comunitário de controle social da coisa pública”.

Independente de qualquer avaliação, o povoado de Subaé, aponta para outras comunidades e para sociedade de modo geral, um modelo de organização social capaz de mudar a realidade da educação, saúde, segurança pública etc. E tudo parece indicar que essa transformação começa pela mudança de atitude da sociedade.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]