Nicarágua rompe relações diplomáticas com a Colômbia

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, anunciou hoje (06/03/2008) o rompimento das relações diplomáticas com a Colômbia, em solidariedade ao governo do Equador. A decisão foi tomada em razão do ataque do exército colombiano ao território equatoriano em busca de guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), no último sábado (1º).

De acordo com a Agência Boliviana de Informação (ABI), o rompimento das relações diplomáticas foi anunciado após encontro de Ortega com o presidente equatoriano Rafael Correa em Manágua, capital nicaraguense.

Ortega ressaltou, segundo a ABI, que não é um rompimento com o povo colombiano e, sim, com a política do presidente Álvaro Uribe. “Esta ruptura de relações não é com o povo colombiano, com o qual temos relações históricas. Estamos rompendo com a política terrorista que está praticando o governo de Álvaro Uribe”, declarou.

As embaixadas de Nicarágua e Colômbia serão fechadas reciprocamente e os dois países precisarão de intermediários para se comunicarem e resolverem eventuais problemas de disputa de territórios.

O presidente da Nicarágua disse ainda que, para reverter o rompimento, a Colômbia deve respeitar as sentenças internacionais com relação a questões territoriais e não voltar a invadir outros países. “Este problema não é um problema bilateral e quem o pensa está enganado. É um problema regional”.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]