Experiência estadual de alfabetização de jovens e adultos será debatida na UEFS

Educadores do Projeto Todas Letras (Brasil Alfabetizado) estão reunidos hoje, às 09:00, no anfiteatro do módulo II, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), para avaliação da experiência de alfabetização de jovens e adultos em todo o estado. O evento continuará nos dias 2 e 3 pela manhã, é promovido pela Agência de Desenvolvimento Solidário (ADS) e a Central Única dos Trabalhadores do Estado da Bahia (CUT Bahia) e tem como objetivo reunir os coordenadores pedagógicos e os alfabetizadores do projeto para intercambiar e avaliar as diversas experiências formativas, bem como apontar novos rumos na redução do número de trabalhadores analfabetos na Bahia.

O projeto Todas as Letras é uma parceria com o Ministério da Educação (MEC), através do programa Brasil Alfabetizado, e da Petrobras, e está sendo desenvolvido em 27 estados da federação. Conta também com o apoio e a parceria dos sindicatos filiados à CUT de todos os estados. São 77 núcleos no total, atendendo a 1.925 pessoas, sendo que cada núcleo é composto de 25 turmas com 25 alunos (jovens e adultos), 01 educador-alfabetizador e mais 01 coordenador pedagógico. Há ainda mais 09 coordenadores pedagógicos regionais.

Na Bahia são 16 núcleos e o encontro dá início à primeira etapa de avaliação do projeto ao nível nacional. Para tanto, a programação prevê uma solenidade de abertura, dando as boas vindas aos educadores e demais participantes convidados, oficinas dos grupos de educadores-alfabetizadores para intercâmbio das experiências formativas, troca de saberes, avaliação da proposta político-pedagógica e didático-metodológica de trabalho. Em seguida haverá debates em grupos e em plenária para formulação dos caminhos de continuidade do projeto em termos estadual e nacional. Por fim, haverá a apresentação do resultado do encontro de inter-núcleos na solenidade de encerramento com a presença de autoridades.

Para o encontro foram convidados o Dr. Adeum Hilário Sauer, Secretário da Educação do Estado da Bahia, um representante nacional da Petrobras, a coordenadora do programa Brasil Alfabetizado do Ministério da Educação, o coordenador nacional da Agência de Desenvolvimento Solidário, o reitor da UEFS, Prof. Dr. José Carlos Barreto de Santana, o representante da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa da Bahia, deputado Bira Coroa, o presidente da CUT Bahia, Martiniano Costa, a diretora da Escola Nordeste da CUT, Maria Madalena Oliveira Firmo (Leninha), a deputada estadual e representante da Comissão de Agricultura Fátima Nunes, além do prof. Dr. Emiliano José da FACOM-UFBA.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]