Documentário sobre a obra de Glauber Rocha e drama ambiente da Guerra de Canudos

O projeto ‘Quartas Baianas’, da Diretoria de Artes Visuais e Multimeios (Dimas-Funceb), oferece aos cinéfilos a exibição, com entrada franca, do documentário Entre o Sertão e o Mar, de Tatiana Garcia, e o filme de ficção Na Terra do Sol, de Lula Oliveira, na sua edição desta semana, no dia 5 de março, às 20 horas, na Sala Walter da Silveira.

O documentário de longa-metragem de Tatiana Garcia é centrado na obra do cineasta Glauber Rocha e realiza uma incursão por cenas antológicas de seus filmes. Traz depoimentos de sua mãe e principal guardiã de sua produção artística revolucionária, Dona Lúcia Rocha; do crítico, teórico e professor de cinema Ismail Xavier (autor da tese ‘Narração contraditória: uma análise do estilo de Glauber Rocha’ e dos livros ‘Sertão Mar: Glauber Rocha e a estética da fome’, ‘Alegorias do subdesenvolvimento – cinema novo, tropicalismo, cinema marginal’, entre outros); e inclui também comentários da professora e pesquisadora de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ivana Bentes, entre outras pessoas.

Com elenco formado por atores baianos, o curta-metragem Na Terra do Sol, de Lula Oliveira, é um drama que explora episódio da Guerra de Canudos, em que os quatro últimos sobreviventes do povoado sertanejo estão entrincheirados pelo exército da República, defendendo a igrejinha construída pelo messias Antonio Conselheiro. Eles hesitam entre morrer de sede ou tentar furar a barreira para pegar água. Conta com a interpretação de Agnaldo Doddy Só, Psit Mota, Rose Lima Lopes, Bertho Filho e Carlos Petrovich.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]