Deputado Zé Neto promove Seminário: Cuidando das Águas da Bahia

Cerca de 150 pessoas participaram na manhã de segunda-feira (24/03/2008), do Seminário Cuidado das Águas da Bahia, realizado no teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em comemoração ao Dia Mundial da Água. A iniciativa foi do deputado estadual Zé Neto, membro da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, com o objetivo de ampliar os conhecimentos e o debate sobre a água, o fundamental recurso natural.

O secretário de Meio Ambiente do estado, Juliano Mattos, destacou a importância da realização de eventos como este, em toda a Bahia. “Dois pontos devem ser pensados nestes encontros, o primeiro é com relação à elaboração de um projeto de desenvolvimento dos recursos naturais, pois não basta apenas discutir a água, mas sim como lidar com este recurso natural, como o utilizar de forma correta. Em segundo, lembrar que a previsão para o semi-árido, daqui há 30 anos, é a desertificação, algo que nos deixa preocupados”, destaca.

De acordo com o diretor presidente da Embasa, Abelardo Oliveira, existem investimentos por parte do governo estadual sendo encaminhados. “Às vezes a população não se dá conta da importância do esgotamento sanitário. A Embasa vai investir R$ 1 bilhão e 200 mil até 2010 e em Feira de Santana o primeiro projeto deste conjunto de obras a ser realizado será a ampliação do esgotamento sanitário. São 57 milhões de reais para investir na Bacia do Jacuípe, 33 milhões de ampliação e melhoria do esgotamento sanitário da Bacia do Subaé, que já encera a licitação no próximo dia 27. Estamos aguardando a agenda do governador para ele vir à cidade fazer dar oficialmente a ordem para início das obras, que deverá acontecer, no máximo, até o mês de junho. Além disso, estamos investindo cerca de 15 milhões de reais no entorno de Feira’’, destacou, acrescentando que também serão feitos investimentos no rio Paraguaçu.

Também participaram do evento como palestrantes, o professor Eduardo Mattedi, que falou sobre o Programa de Desenvolvimento Ambiental; Luís Henrique Pinheiro, o Diretor de Regulação da Superintendência de Recursos Hídricos, que abordou o Programa de Monitoria; e Murilo Philigret, assessor especial do Semarh, que discorreu sobre o Programa água para Todos, do Governo do Estado.

Outras autoridades se fizeram presente ao evento como o Secretário Estadual de Ciências, Tecnologia e Informação, Ildes Ferreira; a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conceição Borges; o diretor do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Sérgio Aras; do poeta, cordelista e compositor pernambucano, Maviael Melo, além de vários diretores de órgãos públicos estaduais e pessoas da comunidade feirense e de outras cidades circunvizinhas.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]