Colômbia advertiu Brasil 7 vezes sobre presença das Farc, diz jornal

O Brasil teria recebido sete dessas advertências colombianas, segundo o jornal, que cita como fonte um relatório confidencial preparado pelos serviços de inteligência a pedido da Presidência da Colômbia.

O jornal afirma que as advertências – 7 ao Brasil, 4 à Argentina, 2 à Bolívia, 4 ao Peru, 16 ao Equador e 10 à Venezuela – são parte de convênios de cooperação entre órgãos de inteligência, mas não obrigam os demais países a tomarem providências.

A presença das Farc nos territórios dos países vizinhos à Colômbia ganhou destaque neste mês com a operação do Exército colombiano que matou um dos principais líderes das Farc, Raúl Reyes, do lado equatoriano da fronteira com a Colômbia.

A operação gerou uma grande crise diplomática, levando o Equador e a Venezuela a cortarem relações diplomáticas com a Colômbia e a reforçarem o efetivo militar nas suas fronteiras.

Betancourt e Marulanda

Segundo o El Tiempo, entre as advertências feitas pelas autoridades colombianas aos países vizinhos estaria uma à Venezuela, datada de 17 de dezembro do ano passado, alertando para a suposta presença em seu território da ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt, seqüestrada pela guerrilha desde 2002.

Em outra advertência, mais recente, a inteligência colombiana teria avisado a Venezuela sobre a presença no país do fundador e líder máximo das Farc, Manuel Marulanda, conhecido como “Tiro-certo”.

O jornal afirma ainda que a própria presença de Raúl Reyes em território equatoriano já havia sido objeto de comunicação entre as autoridades de inteligência dos dois países e que em um dos avisos ao Equador as autoridades colombianas dariam a localização exata de 25 bases usadas pelas Farc dentro do território equatoriano.

A reportagem afirma, porém, que “apesar dessas advertências, nem a Venezuela nem o Equador responderam positivamente à informação entregue”.

Segundo o jornal, “80% das advertências foram respondidas com evasivas ou simplesmente não foram levadas em consideração”.

O jornal não dá detalhes sobre as advertências feitas ao Brasil.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]