+ Manchetes >

Presidente do Paraguai quase foi envenenado

O médico contou que não sabe se o fato foi “acidental ou proposital”, mas revelou que Duarte Frutos chegou a tomar um gole de um copo d’água que tinha ácido muriático, uma versão comercial do ácido clorídrico, fortemente cáustico.

“Ele percebeu um gosto estranho, preferiu cuspir e ficou com uma sensação de ter uma pequena queimadura na boca”, disse.

O episódio ocorreu quando o presidente, como é seu costume, pediu um copo d’água a um garçom na sede das Forças Armadas, em Assunção, capital do país. A instituição abriu investigação para apurar o caso.

“O presidente me chamou e me contou o que aconteceu. Eu o examinei e ele tinha na mucosa bucal queimaduras leves”, disse González Doldán.

Quando perguntado sobre o que teria acontecido se o presidente tivesse tomado o copo inteiro, o médico respondeu: “Não acho que sua vida teria corrido perigo, mas ele certamente sofreria uma esofagite (inflamação do esôfago) cáustica que poderia levar a outras complicações”.

Febre amarela

O médico disse que aproveitou para aplicar a vacina de febre amarela no presidente.

Nesta sexta-feira, o governo paraguaio decretou, por 90 dias, estado de emergência nacional contra a doença, na tentativa de acelerar a liberação de recursos para o combate ao vírus, receber vacinas com maior rapidez de outros países e organismos internacionais.

A morte de um paraguaio e a escassez de vacinas para as regiões consideradas de risco vêm gerando nesta semana uma série de protestos de moradores que temem ser contaminados com o vírus da doença.

Nesta sexta-feira, o ministro paraguaio da Saúde, Oscar Martínez, comunicou que o governo brasileiro está enviando 800 mil doses da vacina para o país vizinho neste fim de semana.

A informação foi divulgada pelo jornal digital Ultima Hora.

O Paraguai vive o clima de campanha eleitoral para o pleito presidencial de 20 de abril próximo, no qual Duarte Frutos é candidato ao Senado.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]