+ Manchetes >

Eventos comemoram 150 anos da teoria da seleção natural das espécies

Há 150 anos, o cientista inglês Charles Darwin, que esteve em Salvador no século XIX, divulgou pela primeira vez, ao lado de Alfred Wallace, a teoria da seleção natural. Para comemorar a publicação do trabalho científico que revolucionou o conhecimento do homem sobre si mesmo, será realizada uma série de palestras sobre Darwin nos próximos dias 28 e 29 de fevereiro (ver programação completa ao final).

No dia 28 (quinta-feira), as palestras acontecem no Palácio da Aclamação, a partir das 14h. Uma das apresentações tem como tema “Como era a cidade da Bahia que Darwin viu nos anos 1830?”, que faz referência à passagem do naturalista inglês por Salvador. O que Darwin viu na Bahia na primeira metade do século XIX teve um papel decisivo no chamado processo de conversão para o evolucionismo, importante etapa de suas pesquisas. Já no dia seguinte (sexta, 29), será apresentada, a partir das 18h, na Livraria LDM, a palestra “Como a seleção natural atuou na evolução humana”, feita pelo professor do Instituto de Biociências da USP Diogo Meyer.

Os eventos da próxima semana fazem parte da comemoração dos Anos Darwin, que se estenderão até 2009, quando se festejam os 200 anos do nascimento do cientista e os 150 anos da publicação de seu trabalho mais célebre: “A Origem das Espécies”. De acordo com Charbel Niño El-Hani, professor do Instituto de Biologia da UFBA e organizador dos eventos comemorativos, “a contribuição dos estudos de Darwin para a cultura humana como um todo é uma excelente oportunidade para falar de ciência para o grande público”. Esses eventos estão sendo realizados com o apoio do Programa de Popularização da Ciência da Secti – Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia e Fapesb – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia.

Data: 28 de fevereiro (Quinta-feira)
Horário: 14h
Local: Palácio da Aclamação (Av. Sete de Setembro, 1.330 – Campo Grande)

Palestras:
Darwin na Bahia: Abertura das comemorações dos anos Darwin (2008-2009)
Prof. Charbel Niño El-Hani (Instituto de Biologia, UFBA)

A natureza tropical brasileira e a seleção natural
Prof. Ildeu de Castro Moreira (Depto. de Física, UFRJ e MCT)

Como era a cidade da Bahia que Darwin viu nos anos 1830?
Prof. Ubiratan Castro de Araújo (FFCH-UFBA)

Evolução: O que sabemos atualmente e o que nos perguntamos
Prof. Diogo Meyer (Instituto de Biociências, USP)

Data: 29 de fevereiro (Sexta-Feira)
Horário: 18h
Local: Livraria LDM (Rua Direita da Piedade, 20/22 – Centro)

Palestra:
Como a seleção natural atuou na evolução humana (Café Científico Especial)
Diogo Meyer (Instituto de Biociências, USP)

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]