Deputados baianos foram à Cuba para conhecerem experiências vitoriosas nas áreas de saúde e educação de adultos

Uma delegação composta por dez deputados baianos embarcaram na terça-feira (05/02/2008) com destino a Cuba, dando início a uma visita oficial que deverá se estender até o dia 12. De acordo com o deputado Àlvaro Gomes (PC do B) organizador do evento, a viagem tem como objetivo estreitar, ainda mais, as relações entre os dois países, em especial com o Estado da Bahia. E conhecer “in loco” experiências vitoriosas do governo cubano em áreas sensíveis como saúde e educação de adultos.

Os preparativos da viagem foram articulados em consonância com a embaixada de Cuba no Brasil, estabelecendo um ritmo intenso às atividades que inclui um encontro com Fernández Remires de Estenoz ò Arbesù, o segundo homem na hierarquia de poder naquele país, abaixo apenas de Raul Castro, presidente em exercício, desde o afastamento de seu irmão, Fidel, da presidência, por motivo de saúde. Os parlamentares terão encontros já no dia 6 com dirigentes do sistema nacional de saúde – que explicarão o seu funcionamento.

Em seguida, visitarão o hospital Psiquiátrico de Havana. No dia seguinte, estarão na Universidade onde se encontrarão com o reitor e estudantes brasileiros e à tarde conhecerão o Instituto Superior Pedagógico Latinoamericano e Caribenho.

O dia 8 prevê visita ao Conservatório de Musica e a Escola de Arte, além de encontros na Assembléia Nacional do Poder Popular com Ricardo Alarcón y Pez Ferro, seguido de encontro com integrantes da Assembléia Provincial, inclusive seu presidente.
No sábado, além de visita ao Museu da Revolução e ao Centro Histórico da Cidade, reunindo-se com Eusébio Leal, acontecerá um encontro comunitário no município de San Miguel Del Padrón.

Domingo constará de uma estada no Pólo Turístico de Varadero. No dia seguinte, haverá uma reunião com o vice-Ministro de América Latina, às 11h, seguido do encontro com Fernández Remires de Estenoz ò Arbesù, estando o retorno previsto para terça-feira às 15h. Além do parlamentar comunista, a comitiva é formada por Reinaldo Braga (PSL), Sérgio Passos (PSDB), Bira Côroa (PT), Ivo de Assis (PR), Getúlio Ubiratan (PMN), Antônia Pedrosa (PRP), Tadeu Fernandes (PSB), Fátima Nunes (PT) e Waldenor Pereira (PT).

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]