Reforma no Hospital Clériston Andrade disponibilizará 60 novos leitos

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), o maior do interior do Estado e um dos maiores da Bahia, situado em Feira de Santana, ganha, uma nova ala que conta com 60 novos leitos. É a Unidade de Pacientes de Longa Permanência, que será inaugurada hoje às 16:00 horas. O ato será presidido pelo governador Jaques Wagner e pelo secretário da Saúde, Jorge Solla. As obras na nova ala, em uma área que antes pertencia ao Hospital Colônia Lopes Rodrigues e estava desativada, absorveram recursos da ordem de R$ 600 mil e foram concluídas em tempo recorde pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

O Hospital Geral Clériston Andrade é referência para 126 municípios somando uma população de quase quatro milhões de pessoas, estava atuando com sua capacidade de atendimento comprometida, em situação que beirava o caos, conforme atesta o secretário Jorge Solla. O secretário, quando assumiu a Secretária de Saúde, no referido hospital não dispunha sequer de fio para realizar suturas, e a sua estrutura física estava completamente degradada. Para reverter este quadro deplorável foi necessários realizar várias intervenções como a reforma e ampliação do prédio, bem como na área de Emergência.

A previsão do secretário Jorge Solla, é que até o ano de 2009, o HGCA seja totalmente reformado e passe a contar com áreas do serviço de Nutrição e Dietética, Lactário, Berçário, Neonatologia e Central de Material Esterilizado, além do Centro Cirúrgico e da Emergência, que deverão ser adequados aos padrões do QualiSUS, programa de acolhimento e classificação de risco de pacientes do Ministério da Saúde.

Nova unidade

A área de Emergência e ambulatório, será totalmente reformada com a troca de pisos, do telhado, sanitários, além de receber uma pintura nova e consertos de pontos de infiltração existentes.

Desativada em função da nova política de desospitalização de pacientes psiquiátricos, uma ala inteira do Hospital Colônia Lopes Rodrigues, vizinha ao Hospital Clériston Andrade, chamou a atenção do secretário Jorge Solla, que decidiu anexá-la ao HGCA, cuja demanda é grande em função da não existência de outros hospitais públicos de emergências implantados na região. Com projeto da Sucab – Superintendência de Construções Administrativas da Bahia e supervisão da Ditec (Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, da Sesab), as obras tiveram início há menos de três meses.

Na opinião do diretor do HGCA, Eduardo Leite, a Unidade de Pacientes de Longa Permanência proporcionará um melhor atendimento desafogando o setor de Emergência, cujo Pronto-Atendimento estava congestionado e transformado em enfermaria por falta de leitos de retaguarda para os pacientes que necessitavam permanecer por um período mais longo no hospital. A anexação da ala desativada para construção da nova unidade possibilita a instalação dos chamados leitos de retaguarda para os pacientes crônicos, aumentando substancialmente a capacidade de atendimento emergencial.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]