Presidentes sul-americanos assinam hoje ata de fundação do Banco do Sul

A ata de fundação do Banco do Sul será firmada hoje (09/12/2007) pelos presidentes de sete países da América do Sul. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega no final da tarde à capital argentina para participar da cerimônia, na Casa Rosada, sede do governo argentino.

Idealizado pelos presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Argentina, Nestor Kirchner, o banco se propõe a financiar projetos de desenvolvimento da região e ser uma alternativa aos atuais organismos financeiros como o Banco Mundial (Bird), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

O secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Luiz Melin, disse, na semana passada, que ainda está em aberto como cada país contribuirá para o capital do banco.

Organizações da sociedade civil temem que o banco repita o modelo de outros organismos multilaterais, como o FMI e o Bird.

Além do Brasil, Argentina e Venezuela, integrarão a instituição Uruguai, Paraguai, Bolívia e Equador.

Depois da cerimônia, a presidente eleita Cristina Kirchner, que assume o comando do país amanhã (10), oferecerá um jantar às autoridades convidadas.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]