+ Manchetes >

Escritora baiana lança livro de memórias sobre a ditadura

A escritora baiana Yara Falcón, radicada em Alagoas, lança no dia 26 de outubro, às 17 horas, no Palácio Rio Branco (Praça Municipal), seu mais novo livro – Mergulho no Passado, A Ditadura que eu vivi, relembrando a sua trajetória como militante de esquerda e sua convivência política e pessoal com muitos baianos e brasileiros famosos. Trata-se de um livro de memória, escrito numa linguagem coloquial e de fácil compreensão para as gerações mais novas, a quem a autora voltou-se, preferencialmente, para relatar os duros momentos da fase da ditadura.

Prefaciado pelo jornalista Luiz Gutemberg, orelha de Janaína Amado, o livro, com 208 páginas, reconstitui importantes fatos políticos dos anos 60 e 70, como o contato entre as várias organizações de esquerda, os movimentos estudantis, as atividades clandestinas e o grande esforço de resistência, desenvolvido pelos setores democráticos.

Autora de romances e livros infantis, Yara Falcon é economista, jornalista e dedica-se nos últimos anos à colaboração à imprensa e às atividades literárias. Iniciou a sua vida política na Faculdade de Geologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), foi militante da Organização Marxista Leninista Política Operária, mais conhecida como Polop, tendo atuado em São Paulo e em Pernambuco, onde foi presa pela repressão. A reconstituição feita pelo livro de Yara Falcón vem enriquecer a expressiva bibliografia sobre o tema, mas traz uma importante novidade: a preocupação em relatar os fatos de forma acessível, principalmente aos jovens e pessoas que não têm consciência política, o que vai facilitar sobremaneira a compreensão por esses segmentos do papel nefasto e perverso do caráter do regime militar no país.

Mais no site: www.cultura.ba.gov.br

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]