Mosaicos do Sertão de Terezinha Araújo Lima | Por Lilia Campos

Lilia Campos, jornalista.
Lilia Campos, jornalista.

Nascida em Salvador e com formação acadêmica na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Bahia (Ufba) concluída em 1974, onde vivenciou experiências com mestres como Juarez Paraíso, Euler Cardoso, Onias Camardelli e Faiga Ostrower.

Demonstra vasta experiência em variadas técnicas, a exemplo da xilogravura, aquarela, óleo e acrílica, explorou uma gama infinita de temas e estilos. Com isso, recheou seu currículo de boas exposições, inclusive na Suíça, no Château de Pentes Couleurs de l´Art.

Hoje, Terezinha Lima volta seus olhos para o Sertão, um rico mosaico anteriormente explorado apenas pelo lado sofrido e desacreditado. No entanto, a força nordestina, a resistência e a esperteza deste povo vibram no símbolo maior: o bode, este animal modelo para grandes pintores baianos como os saudosos artistas plásticos Calazans Neto, Carybé, Floriano Teixeira, entre outros.

Esta artista consegue imprimir um traço nitidamente pessoal ao explorar com sabedoria as formas e cores do cordeiro e cabrito no seu habitat natural. Utilizando-se de pigmentos naturais, improvisa, provoca texturas e viaja nas abstrações formais nas suas telas. Ela é intrinsecamente ligada à natureza, vivenciando o que pinta e produz.
È assim fica o convite para a mostra individual desta experiente artista plástica, que nos estimula cada vez mais a desenvolver esforços de apresentar uma programação à altura das expectativas dos feirenses.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141316 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário