+ Manchetes >

Diplomata prevê novo impulso nas relações com a República Tcheca

A visita prevista do presidente Lula a Praga e a abertura, naquela cidade, de uma exposição sobre a vida do ex-presidente Juscelino Kubitschek, descendente de tchecos, deverão representar um novo impulso nas relações bilaterais entre a República Tcheca e o Brasil em 2008. A previsão foi feita pela embaixadora designada para aquele país, ministra de primeira classe Leda Lúcia Martins Camargo, cuja indicação recebeu ontem parecer favorável da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Em sua exposição, a diplomata lembrou que a República Tcheca exercerá a presidência da União Européia em 2008 e ressaltou o alto crescimento econômico atual do país, de aproximadamente 6% ao ano. Mais de 1.200 empresas estrangeiras instalaram sedes regionais européias em Praga, informou Leda Camargo, cuja indicação foi relatada pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE). O momento atual, opinou ela, seria indicado para o aumento da presença de empresas brasileiras.

Honduras

Também recebeu parecer favorável da CRE a mensagem presidencial de indicação do ministro de primeira classe Brian Michael Fraser Neele para o cargo de embaixador brasileiro em Honduras. A mensagem foi relatada pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP).

Neele recordou o centenário das relações diplomáticas entre as duas nações, celebrado no ano passado. Lembrou ainda que o governo hondurenho apóia o pleito brasileiro por um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas. O indicado frisou ainda a possibilidade de se utilizar o território hondurenho como plataforma de exportação para os mercados da América Central, do México e dos Estados Unidos.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]