Perfil do Jornal Grande Bahia

Atuação do Jornal Grande Bahia tem como princípio a defesa dos valores sociais, econômicos e ambientais da humanidade.

Atuação do Jornal Grande Bahia tem como princípio a defesa dos valores sociais, econômicos e ambientais da humanidade.

Jornal Grande Bahia (JGB) foi fundado em 28 de março de 2007 pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto (Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela UNEF (2010); e Mestre em Ciências Sociais pela UFRB (2014).

A equipe do JGB conta com formação acadêmica generalista, humanista, crítica, ética e reflexiva, atuando como produtora intelectual e agente da cidadania, capaz de responder à complexidade e ao pluralismo característicos da sociedade e da cultura contemporâneas, possuindo os fundamentos teóricos e técnicos especializados, o que proporciona clareza e segurança para o exercício de função social específica da atividade jornalística, campo maior da comunicação social.

Histórico

Nos anos de 2016 e 2017, a partir de análises dos estudos realizados — pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (Knight Center for Journalism in the Americas), instituto vinculado a Universidade do Texas, Estados Unidos da América (EUA), no período em que era dirigido pelo jornalista Carlos Castilho — observou-se profunda transformação na forma de produzir e difundir notícias. A tese levantada era de que, através da internet, as pessoas iriam consumir informação por meio de aparelho portáteis ou em sistemas eletrônicos implantados nas roupas em que vestem.

Os estudos foram determinantes para implantar, em 2007, o Jornal Grande Bahia como uma plataforma de notícias veiculada apenas através da internet, mas com possibilidade de ser acessado por diferentes sistemas de recepção dos conteúdos.

Então, desde de 2007, o veículo de comunicação utiliza o ciberjornalismo, veiculado através da internet (World Wide Web (WWW)), sem versão imprensa, disponibilizando acesso gratuito das informações publicadas.

Em 2012, cinco anos após a fundação do veículo de comunicação, foi adquirido moderno sistema que se adapta aos diferentes suportes nos quais a informação publicada é acessada. O sistema permite convergir texto e mídias (fotos, áudios e vídeos e documentos) em uma única página, o que possibilita maior amplitude dos conteúdos veiculados.

Conceito da denominação

O uso do termo ‘jornal’ remete ao conceito de notícias atualizadas diariamente.

O adjetivo ‘grande’ designa o fato do Estado da Bahia ter dimensão territorial próxima dos maiores países europeus e a palavra ‘Bahia’ é uma remissão ao estado da federação em que está sediado o veículo de comunicação.

Valor

O Jornal Grande Bahia tem como valor a defesa da biosfera, compreendendo os meios físico, biótico, e socioeconômico. O veículo de comunicação defende o desenvolvimento da humanidade a partir do estabelecimento de relações harmoniosas com a natureza e com as diversas formações sociais. O JGB atua respeitando a diversidade cultural, religiosa, social e de organização econômica.

Missão

O Jornal Grande Bahia tem como missão noticiar fatos, relatar acontecimento, entrevistar personalidades, publicar artigos, promover o intercâmbio de ideias e contribuir com o debate democrático em torno das questões que afetam a humanidade e o meio ambiente.

Objetivo

O Jornal Grande Bahia objetiva ser referência em ciberjornalismo (webjornalismo), através de abordagem crítica, tendo como princípio os valores humanitários e a preservação do meio ambiente.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).